23.5 C
Guarulhos
terça-feira, fevereiro 10, 2026

Maratona de inovação debate e apresenta soluções para combater a violência doméstica

spot_img
spot_img

O evento intitulado Inovathon, na sua primeira edição, reuniu pessoas engajadas e dispostas a pensar em ideias e soluções para combater a violência doméstica.

 

Entre os dias 05 e 06 de setembro de 2020, 16 equipes participaram de uma maratona realizada através de plataformas de conferência remota com a missão de superar os desafios que se apresentavam em 3 frentes: 

  • Ações de prevenção: evitar e prevenir a agressão, ações educativas e de comunicação, etc;
  • Ações de combate: alertar as autoridades, conscientizar a vítima e combater as agressões;
  • Ações de apoio à vítima: proteger, empoderar, apoiar, capacitar e profissionalizar as vítimas.

 

Durante a maratona, diversos participantes perceberam que viviam ou viveram alguma situação de abuso conforme passaram a entender alguns gatilhos e outras nuances da violência doméstica. Além disso, muitos perceberam também que em seus círculos mais próximos, muitas pessoas têm relatos sobre algum tipo de relacionamento abusivo.

 

Os projetos foram apresentados por meio de um vídeo com até 2(dois) minutos e um PDF, à uma banca formada por diversas profissionais tais como uma promotora, secretárias de políticas para mulheres, jornalistas e especialistas em desenvolvimento, empreendedorismo e inovação. O grupo se debruçou durante mais de 10 horas sobre o material e debateu cada uma das apresentações buscando oferecer dicas de melhorias e viabilidade para cada projeto. 

 

No total, foram mais de 200 inscritos, residentes em 22 estados brasileiros, mais de 40 profissionais que atuaram como mentores e mentoras, e 14 projetos.

 

Do Resultado

 

No dia 18 de setembro, foi realizado o encerramento do evento com transmissão ao vivo através dos canais oficiais do Inovathon. Na cerimônia, foram apresentados os prêmios, que foram desde patinetes elétricos a cursos de capacitação, e também os vencedores. As soluções foram diversas e apresentaram propostas em formatos diferentes mas que tinham o mesmo objetivo: fortalecer o combate à violência doméstica!

 

Para a Gerente de Incentivo à Ciência da Prefeitura de Guarulhos, Fernanda Milat, que participou como jurada na cerimônia final, o evento foi enriquecedor. “Foi uma grande honra conhecer os projetos e saber que tem tanta gente boa pensando em soluções para a violência doméstica, ainda mais com o aumento dos casos em tempos de pandemia e isolamento social. Torço para que, independente de premiação, os participantes desenvolvam suas idéias. Muitas das idéias apresentadas são viáveis e de fácil aplicabilidade. Foi um evento extremamente rico em aprendizado e relevância!”, disse Fernanda.

 

A solução que ficou em primeiro lugar, o projeto Violeta, da equipe EJ Síntese Jr, apresentou a ideia de um jogo para crianças entenderem quando são vítimas de violência, como identificar gatilhos e ações, e o que podem fazer para sair das diversas situações. As atividades foram pensadas para escolas e espaços onde educadores possam interagir e auxiliar com discussões e orientações.

 

“Foi uma emoção muito grande, com certeza, se depender de nós, o VIOLETA vai se tornar uma realidade” foram as palavras da Presidente da “Síntese Jr”, Empresa Júnior de Sistemas de Informação da USP Leste, Lia Yumi Morimoto.

 

Após a premiação, durante o encerramento da cerimônia, um dos idealizadores e organizadores do evento, Daniel Takaki, ressaltou a importância de manter a atenção e a vigilância em relação às violências que são cometidas e compactuadas por cada um de nós, salientando que isso acontece com muito mais frequência e com pessoas muito mais próximas do que imaginamos e versando sobre a reflexão os homens, em especial, devem fazer.  “O mundo só vai mudar quando nós, homens, entendermos que é preciso fazer parte dessa mudança e assumirmos uma masculinidade mais saudável e sensível. Não é vergonha nenhuma admitir que erramos e que precisamos melhorar, precisamos fazer a nossa parte” – afirma Takaki.

 

Do próximo INOVATHON

 

A próxima maratona de inovação, o INOVATHON AMARELO, terá a missão de promover e incentivar a criação de soluções para eliminar ou minimizar o índice de suicídios no Brasil e quem sabe globalmente, através do empreendedorismo e da colaboração.

 

Para participar e obter mais informações, basta acessar o site do evento:

https://www.sympla.com.br/i-inovathon-amarelo__982999  

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas