21.9 C
Guarulhos
sábado, fevereiro 7, 2026

Incertezas da pandemia desafiam preparação paralímpica

spot_img
spot_img

A suspensão da prática de atividades esportivas coletivas por 15 dias em São Paulo, em vigência a partir desta segunda-feira (15), em decorrência do aumento de casos e internações pelo novo coronavírus (covid-19), não impede – pelo menos por enquanto – os treinos profissionais. Não significa, porém, um cenário necessariamente “melhor” para os atletas que miram a Paralimpíada de Tóquio (Japão) e se preparam no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista. A incerteza sobre competições marcadas até os Jogos e a viabilidade de participação naquelas já confirmadas, devido à pandemia, é um desafio. Não só pela falta de enfrentamento.

“Precisamos fazer para alguns atletas, especialmente da natação e do atletismo, a classificação funcional [processo que define a categoria do atleta, conforme o grau da deficiência, e se ele está apto a competir] internacional. Temos atletas em revisão [que têm que ser novamente classificados] e outros novos, principalmente da natação, com plenas condições de irem aos Jogos e serem medalhistas. Se o IPC [Comitê Paralímpico Internacional, sigla em inglês] mantiver a determinação de que não haverá classificação durante os Jogos, teremos que buscar alternativas”, explica o diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Alberto Martins, à Agência Brasil.

“O cenário atual nos coloca em uma posição que não dá para fechar um planejamento. Tivemos a confirmação do aberto europeu [de natação paralímpica] na Ilha da Madeira, em Portugal, no mês de maio [entre os dias 16 e 22]. Seria uma excelente oportunidade para levarmos nossos atletas, classificá-los e, eventualmente, aqueles que ainda não alcançaram índice [para Tóquio], terem essa chance. Nós, brasileiros, temos hoje dificuldade para entrar em grande parte do países [por conta da pandemia]. Portugal, hoje, está fechado [para voos do Brasil], mas temos expectativa de que, até lá, possamos participar”(ag.Brasil)

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas