22.8 C
Guarulhos
sexta-feira, fevereiro 13, 2026

COVID-19 e os desafios para inovar nos negócios.

spot_img
spot_img

Os desdobramentos da atual crise vêm prejudicando muitas organizações desde o ano passado, forçando indústria, comércio e serviços, de uma maneira geral, a encerrar, pelo menos temporariamente, suas atividades. No entanto, como a história mostra, os empresários e empreendedores são um grupo experiente de profissionais altamente qualificados, capazes de encontrar maneiras interessantes de se reinventar – muitas vezes recuperando-se ainda mais quando confrontados com desafios aparentemente intransponíveis. A forma como os empreendedores e empresários respondem ao surto da COVID-19 em andamento acabará por demonstrar sua resiliência.

Embora seja difícil de prever o que esta situação atual significará no longo prazo, sem dúvida forçará a maioria das empresas a repensar seriamente seus negócios, operações, e sua sobrevivência, buscando a alternativa de investir em tecnologia. Essa foi uma das conclusões de um recente estudo conduzido pela ABI Research, uma das maiores empresas de consultoria em orientar negócios para a inovação. Recentemente a ABI Research lançou um estudo sobre os impactos da COVID-19 e os negócios, em curto e longo prazos, através do uso da tecnologia, desde o planejamento da produção e criação dos produtos e serviços, até o cliente final. O estudo também faz recomendações para ajudar as empresas a enfrentar a tempestade e indica possíveis estratégias de recuperação e prosperidade, nesse período turbulento.

Segundo especialistas da ABI Research, para efetuar a mudança, deve haver um estímulo relevante de forma que as empresas se concentrem em tomar decisões ousadas para sobreviver. A Pandemia do COVID-19 impõe à essa relevância. Decisões ousadas e investimentos tecnológicos podem levar à resultados produtivos, que podem incluir uma mudança mais alinhada e generalizada para a automatizar processos de fabricação; uso de movimentação autônoma de materiais e veículos de mercadorias; maior integração na cadeia de suprimentos, agora mais diversa e coordenada; um investimento em cidades inteligentes para apoiar a resiliência da comunidade; e uma mudança para espaços de trabalho virtuais e práticos.

No entanto, os analistas preveem que, antes de sentirmos esse impacto potencial de longo prazo, passaremos por implicações sérias de curto prazo: reduzido poder de consumo, interrupções nas cadeias de abastecimento e disponibilidade reduzida de suprimentos criarão um período de turbulência, retraindo as perspectivas de investimento e modernização, no entanto, à medida que a confiança do consumidor se restabeleça, voltaremos a viver sob um novo impulso de prosperidade.

Despertando inovações

A nova realidade certamente impulsionará mais inovações e, como resultado, a necessidade de novas tecnologias em nível da Indústria (vide indústria 4.0), comércio e serviços – (Business Intelligence – B.I.); Internet das coisas (IoT), Armazenamento em nuvens, Inteligência Artificial (IA), entre outras.  

Mas, não se deve perder de vista importância da flexibilidade em épocas de transição.  É preciso pensar em adaptar sua estrutura às novas realidades, por exemplo, uma impressora 3D usada para produzir peças de aviões pode também ser aproveitada para a produção de respiradores, em robótica, em vez de correias transportadoras fixas, fábricas e armazéns podem usar robô industriais, como um sistema automatizado de armazenamento e recuperação.

Os negócios e empreendimento diversos precisam conectar e automatizar ao máximo possível seus processos e operações. Empregar tecnologias de maximização de margem para otimizar a eficiência e melhorar o tempo de inatividade são essenciais.  Os primeiros que souberem capitalizar em cima dessa crise – COVID-19, simplesmente ampliarão suas vantagens competitivas

Serviço –  www.abiresearch.com

Para ter acesso ao estudo da ABI Research mencionados, clique no link que segue – https://go.abiresearch.com/lp-taking-stock-of-covid-19?utm_source=Cision&amp%3butm_medium=email

Jose Vitorelli é especialista em Inovação, Negócios Internacionais e Supply Chain.

– E-mail – jose.vitorelli@outlook.com – WhatsApp – 0xx11 99382 2202

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas