Vivemos em uma época em que empreendedores e líderes de negócios enfrentam um ritmo de mudança sem precedentes, tanto dentro quanto fora de suas organizações. No entanto, nem tudo nessa crise foi negativo, porque muito mais foi realizado nos últimos meses do que nos últimos anos combinados. É verdade que muitos negócios foram afetados e empresas foram paralisadas, mas outros negócios e empreendimento encontraram maneiras de adaptarem-se e até mesmo prosperarem em meio a todo o caos.
Enquanto todos nós somos bombardeados com tantas informações de como sobreviver a essa pandemia global, outros empreendedores e empresários se voltam na busca por novas formas para que seus negócios prosperem em um mundo pós-pandemia. Como será esse mundo e onde encontraremos novas oportunidades econômicas? As coisas podem parecer sombrias no momento, mas assim como as crises do passado, que capturaram nossos medos e atenção, a atual crise logo será passado. Novos desafios a serem enfrentados e feridas a serem curadas, mas tudo isso passará.
Em algum momento, você e seus negócios retomarão as atividades diárias normais, trabalharão em horários regulares (tanto quanto possível para um empresário) e conduzirão os negócios “normalmente”. A chave para preparar sua empresa para operar com sucesso em um mundo pós-pandêmico é não esquecer as lições que aprendeu durante a crise. Nenhum negócio foi preparado para as mudanças trazidas pela Covid-19, nem para o ritmo em que essas mudanças aconteceriam, mas há lições valiosas a serem aprendidas se você der uma olhada cuidadosa.
Winston Churchill escreveu certa vez: “Aqueles que não conseguem aprender com a história estão condenados a repeti-la”. As lições do passado nem sempre afastam os infortúnios, mas certamente podem fornecer percepções e “insights” que podem ajudá-lo a navegar em seus negócios agora e no futuro. Aqui estão alguns conceitos-chave que a crise da Covid-19 revelou e que o ajudarão a preparar sua empresa para um mundo pós-pandêmico:
UM NEGÓCIO COM PROPÓSITO
Uma das coisas positivas que uma crise global trouxe foi o fato de que todos parassem e considerassem suas reais prioridades e valores. E isso é válido tanto para empresas quanto para indivíduos. A vida é muito mais do que desenvolver e vender bens e serviços, e a pandemia atual deixou isso muito exposto. Muitos dos pensadores de hoje consideram que o consumismo está morrendo e que os negócios construídos com propósito são uma das principais tendências do futuro. Atualmente, muitas pessoas baseiam seu desejo de fazer negócios com uma empresa específica naquilo que ela representa e no seu propósito, muito além de sua existência. Chegou a hora de as empresas prestarem tanta atenção ao “porquê” de sua existência, mais do que às maneiras de aumentar seus resultados financeiros.
UM MUNDO MAIS CONECTADO
O mundo operou em um estado de isolacionismo por décadas. O vírus do Covid-19 mudou essa realidade, e trouxe um aumento significativo na interação e colaboração internacional. Se alguém lhe dissesse há um ano que, em questão de meses, os Estados Unidos estariam trabalhando ao lado da Itália e da China no fornecimento de equipamentos médicos, você acreditaria? A colaboração parece uma escolha óbvia quando se trata de resolver os problemas mundiais, mas foi necessária uma pandemia global para “quebrar o gelo”. Muitos acreditam que esse tipo de colaboração continuará após a pandemia e resultará em um mundo mais próspero. A principal lição é que trabalhar em conjunto com outras pessoas, não importa onde estejam localizadas no planeta, é crucial para o sucesso de todos.
FORTALECENDO AS CADEIAS DE ABASTECIMENTO EM NÍVEL LOCAL
Quando a pandemia fez com que muitos países aprovassem restrições e bloqueios para mitigar a disseminação do vírus da Covid-19, vulnerabilidades em sua cadeia de suprimentos foram imediatamente reveladas. Durante anos, os países terceirizaram a produção de bens vitais para locais fora de suas próprias fronteiras. Uma vez que o acesso a outros países foi cortado, houve uma escassez imediata de itens importantes, como suprimentos médicos, matérias-primas e até mesmo de alimentos. Atualmente, líderes de países e empresas estão procurando maneiras de minimizar os riscos futuros em suas cadeias de suprimentos, movendo a produção de certos bens de volta a seus próprios países. Essa é uma boa notícia para muitos empresários que agora estão procurando maneiras de intervir e resolver o problema das limitações enfrentadas na crise.
O PAPEL DA TECNOLOGIA
Se algo que se possa destacar em relação à maneira como nós, humanos, lidamos com a crise atual, é a utilidade com que a tecnologia ocupa em nossas vidas. Desde a educação para as crianças dentro de casa até o movimento das empresas que mudaram suas rotinas levando seus colaboradores a trabalhar remotamente, forçando a expansão significativa do uso da tecnologia desde o ano passado. A história vem mostrando repetidamente que as empresas que investiram e utilizaram a tecnologia venceram no longo prazo. Obviamente, o impacto da tecnologia afetará alguns setores mais do que outros, mas a chave é procurar adaptar sua empresa às novas tendências para que seu negócio melhore no nível de atendimento aos clientes no posicionamento de seu negócio a frente de seu setor.
AVALIE SUAS ESTRATÉGIAS
Qual o melhor momento para revisar suas estratégias de negócios? O método testado e comprovado de Visão-Estratégia-Tática ainda funciona, então comece com “Por que” você está no mercado. Essa é a sua visão e, depois de ter clareza sobre isso, você pode criar estratégias e táticas que o levarão aos seus resultados. O mundo é um lugar diferente de quando você começou seu negócio, então agora é o momento perfeito para avaliar se suas estratégias atuais ainda funcionam. As suas estratégias e planos estão de acordo com sua visão e, caso negativo, que mudanças devem ser feitas para alcançar o melhor retorno do investimento com o máximo valor?
Você e sua empresa estão prontos para a nova fase do mercado? Embora não seja possível prever o futuro, você ainda pode preparar sua empresa para prosperar em um mundo pós-pandêmico, observando o que a crise atual nos ensina e trabalhando na implementação das mudanças necessárias que permitirão que sua empresa se adapte a um mundo diferente. Independentemente de como isso aconteça, a mudança é sempre inevitável. Mas, com a perspectiva, as estratégias e as novas táticas certas, sua empresa pode voltar ainda mais forte do que era antes do início da crise.
O mercado pode ter mudado, mas sua capacidade de conquistar seu lugar e alcançar novos níveis de sucesso permanece a mesma.
* Jose Vitorelli é especialista em Inovação, Negócios Internacionais e Supply Chain.
– E-mail – jose.vitorelli@outlook.com – WhatsApp – 0xx11 99382 2202








