28.9 C
Guarulhos
sexta-feira, fevereiro 13, 2026

A encruzilhada do advogado diante da Tecnologia: autopoiese, cenário, novos desafios e determinantes para o novo papel.

spot_img
spot_img

As transformações no mundo motivadas pela evolução contínua dos meios de processamento e armazenamento de informações impactam as mais variadas atividades e segmentos de atividades.
As tecnologias de Informação e Comunicação TICs aliadas as redes sociais conformaram um cenário com oportunidades e ameaças e indiretamente reforçaram um regime de acumulação e desigualdade, particularmente danoso para aqueles menos desenvolvidos.

O cenário é instigante para repensar os papéis e os modelos de atuação dos profissionais, considerando as mudanças em cursos que estão sendo absorvidas abruptamente e/ou pode ser convertido em insumos para modelagem da atuação estratégica para o futuro, utilizando a função planejamento.
Atrevo-me a sugerir como especialista em gestão que o planejamento é imprescindível neste momento, sendo que os impactos negativos serão inversamente proporcionais ao grau de qualidade deste.
Retomando ao contexto, a globalização configurou-se num processo desigual e em contínuo, altamente seletivo, em áreas como mercados para ativos financeiros, desenvolveu-se muito rapidamente. No que tange ao desenvolvimento de competências e inovações, o distanciamento é enorme aliado as fronteiras nacionais ainda cruciais. Da mesma forma, o processo de globalização não traz vantagens para todos os grupos sociais e regiões e acentua automaticamente as disparidades.

Um desdobramento foi a digitalização da sociedade, altamente pervasiva e volúvel como os líquidos e adentrou todos os espaços, conformando novas maneiras de comportamento e respostas. Os mais variados processos se curvaram a demanda por respostas rápidas. Existe coerência na visão crítica, justificada pelos efeitos indesejados que perpassam perspectivas sociais e econômicas. A centralização atingiu percentuais inéditos.
Dúvidas referente a dominação como: i) estratégias de dominação ou ii) fenômeno espontâneos existem. Entretanto, não se pode ignorar que o domínio da informação se concentra em grandes empresas americanas, as BIGTechs, com os respectivos domínios: Microsoft com Sistemas e aplicativos; a Apple com Dispositivos de comunicação na Internet; o Facebook na Mídia social; o Google com Buscas e aplicativos e a Amazon no mercado de comércio eletrônico

Clareando o exposto, observa-se que possuem amplo domínio no mercado de tecnologia, sendo que elas influenciam os processos de trabalho como a Microsoft, com os sistemas e aplicativos; a economia como a Apple com dispositivos de comunicação na Internet; o Facebook no espaço de mídia social; a Google para buscas na Internet; e a Amazon como protagonista dominante no mercado de comércio eletrônico (Marketplace), inclusive com a patente do botão de compra, o 1-Clique. A ideia de que o consumidor podia entrar de uma vez só com seus dados de cobrança, envio e pagamento e depois simplesmente clicar em um botão. As empresas conseguiram dominar totalmente os setores que atuam em escala mundial.
Derivados dos cenários discutidos apresentam-se os desafios e cabe expressar alguns:
a. Como tributar estas empresas, bastante presente e atrasado na agenda tributária em perspectiva mundial.
b. Como desenvolver meios que modulem a sua operação?
c. Como evitar que provoquem a concentração dos recursos de publicidade e destruam as demais mídias?
As soluções precisam ser estudadas, orientadas e articuladas pelos atores do poder judiciários e legislativo e a importante escala de advogados é um diferencial positivo. A articulação enseja ações ativas com outros organismos para que o Brasil possa apresentar proposituras avançadas e não somente baseadas na tropicalização (incorporação de conteúdos estrangeiros adaptados), formato mais usual e presente.

A Lei Geral de Proteção de Dados LPGD precisa ser desnudada e apreciada com detalhes, considerando o Brasil como grande consumidor de conteúdo. Observando a sua característica horizontal e demandante de cuidados técnicos para que seja incorporada e contribua para a sociedade. Estudo da International Data Corporation (IDC) afirma que a produção de dados dobra a cada dois anos, em 2020 forma gerados 350 zettabytes de dados, ou 35 trilhões de gigabytes.
A autoconstrução deverá ser a norma, alinhada com as transformações em curso, para tal é essencial aferir e utilizar os instrumentos de feedback apropriados,
Pensadores como Zygmunt Bauman ensinou que a modernidade imediata (atual momento) é líquida, veloz, mais dinâmica que a modernidade “sólida” que suplantou. “A passagem entre elas acarretou profundas mudanças em todos os aspectos da vida humana. A modernidade líquida seria “um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível”.

A encruzilhada do advogado diante da Tecnologia: autopoiese, Esses cenários ajudam a dimensionar os desafios que os advogados individualmente e coletivamente deverão enfrentar, no qual a única certeza são as mudanças, advindas da necessidade de incorporação de novas demandas sociais.
Para os preparados, os instrumentos decorrentes das inovações tecnológicas serão naturalmente incorporados as operações, como presente na rotina de metade de advogados ingleses. A AI como a Alexia e suas amigas serão consideradas como boas e competentes aliadas para atividades de rotina.

Devanildo Damião – Administrador, pesquisador, Professor Universitário e Consultor. Mestre e Doutor em gestão tecnológica, com especialização em gestão de recursos humanos, gestão da qualidade, gestão do conhecimento, gestão de projetos e gestão da inovação.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas