É, eu sei, esse é um blog de Educação Financeira, e agora estou publicando um artigo falando sobre sonhos? o que tem a ver uma coisa com a outra? Vou explicar melhor nesse artigo, portanto, leia até o final.
Antes de falar mais sobre os sonhos, gostaria de iniciar esse artigo falando sobre o que é Educação Financeira. Hoje é um assunto muito abordado na internet e muitos influencers ficaram famosos falando sobre essa tal Educação Financeira.
Mas aqui quero abrir um grande parênteses.
Educação Financeira NÃO É a mesma coisa que investimentos. Pronto falei!
Como assim Rafaell? Todo mundo que fala hoje sobre Educação Financeira, ensina a investir, fala de Tesouro, de Poupança, de Fundos Imobiliários, Ações, Bolsa de Valores, etc.
É verdade, praticamente todos que hoje ensinam Educação Financeira tem como foco ensinar sobre investimentos, mas insisto, Educação Financeira não é a mesma coisa que investimentos, não é aprender sobre investimentos.
Vamos entender melhor o que é Educação Financeira.
Todos nós já fizemos aquela famosa pergunta, as vezes para nós mesmos, as vezes para nosso cônjuge, cadê meu dinheiro? Quantas vezes você tinha na carteira algumas notas e quando foi usar, surpresa, a carteira estava vazia? Ou mesmo tinha um dinheiro na conta e foi passar no débito e veio a mensagem: não autorizado. Enfim, é uma situação que muita gente passou e passa, não saber para onde está indo seu dinheiro.
Isso está relacionado aos nossos hábitos e comportamentos com relação ao dinheiro. Gastamos e não percebemos. Vamos ao mercado, por exemplo, sem uma lista de compras e compramos sempre algo a mais do que o necessário. Vamos a padaria comprar pão e frios e acabamos comprando alguma guloseima, ou um bolo que acabou de sair e está com uma cara ótima. Fato é que gastamos com coisas que não precisamos impulsionados por nossas emoções e sentimentos do momento.
Quantas promoções você aproveitou, pois o preço estava ótimo, não podia perder, mas acabou comprando algo que depois percebeu que nem precisava daquilo!
Aprender a lidar com nossas emoções, impulsos e compulsividades, são algumas bases da verdadeira Educação Financeira. Portanto, Educação Financeira é uma ciência que nos ajuda a ter hábitos e comportamentos saudáveis com o nosso dinheiro. Veja a definição abaixo:
“Educação Financeira é uma ciência humana que busca a autonomia financeira, fundamentada por uma metodologia baseada no comportamento, com o objetivo de construir um modelo mental que promova a sustentabilidade, crie hábitos saudáveis e proporcione o equilíbrio entre o SER, o FAZER, o TER e o MANTER, com escolhas conscientes para a realização de sonhos e necessidades”. PhD Reinaldo Domingos
Veja que na definição do PhD em Educação Financeira Reinaldo Domingos, Educação Financeira é uma ciência humana e não exata, ou seja, não tem nada a ver com cálculos e planilhas e sim com comportamentos e hábitos que trazem sustentabilidade.
Portanto uma pessoa que aprendeu Educação Financeira de verdade, tem hábitos e comportamentos saudáveis com o seu dinheiro. Sabe que deve sempre gastar menos do que ganha e poupar para o futuro.
Viu só como não tem nada a ver com investimentos?
Os investimentos são importantíssimos sim, para potencializar o dinheiro poupado, mas sem Educação Financeira, você nunca conseguirá ser um investidor sustentável.
Em um outro momento falo um pouco mais sobre ser um investidor sustentável. Vamos agora voltar aos sonhos.
Você reparou na definição de Educação Financeira do PhD Reinaldo Domingos? Viu que no finalzinho ele fala sobre realização dos sonhos? Pois é! Se você ainda não entendeu a definição completa e sua relação com os sonhos, vou explicar melhor.
Quando somos crianças temos muitos sonhos e sonhamos sem preconceito algum, ou seja, nossos sonhos não tem a preocupação se isso é caro, se é impossível, se ninguém da minha família alcançou aquilo, se as pessoas próximas a nós já conquistaram algo parecido, enfim, não temos barreiras para os nossos sonhos, não temos limitações.
Mas crescemos e trazemos algumas crenças e barreiras que nos impedem de continuar sonhando. Acreditamos que nosso sonho é caro, que se minha familia nunca conquistou aquilo eu também nunca poderei conquistar, e tantas outras mentiras que acreditamos e nos bloqueiam de sonhar e principalmente, de correr atrás e realizar nossos sonhos.
Aqui entra a Educação Financeira para lhe dar uma força e fazer você realizar seus sonhos.
Com hábitos e comportamentos saudáveis com o nosso dinheiro, percebemos que nosso dinheiro está “rendendo” mais. Não está acabando como antes. E os sonhos são agentes motivadores para que nós tenhamos cada vez mais hábitos e comportamentos sustentáveis com nosso dinheiro, ou seja, quando nós colocamos nossos sonhos no papel, definimos os valores de cada um e planejamos uma data para realizá-los, fazemos de tudo para que o nosso dinheiro seja direcionado para a realização deles, afinal, é melhor realizar nossos sonhos do que gastar com coisas desnecessárias concorda?
E não me venha com aquela conversa que não sabe quando vai morrer, por isso gasta tudo o que ganha. Nessa aí muita gente gasta tudo, não morre e depois fica cheio de dívidas.
Então faça um exercício agora mesmo. Junte a família e anote os sonhos de cada um, depois façam um bate papo onde cada um vai revelar os seus sonhos. Com eles em mãos, definam 3 sonhos, 1 de curto, outro de médio e mais 1 de longo prazos. Coloque os valores de cada sonho, quando vão realizar (não importa o tempo, simplesmente comece) e qual o valor a poupar mensalmente para cada um. Faça um esforço para economizar onde for possível e veja seus sonhos saírem do papel.
Vou parando por aqui pra não ficar muito extenso, mas em um próximo post vou falar um pouco mais sobre sonhos. É um assunto longo…rsrsrs
Até lá.
Rafaell Martïns é Educador Financeiro formado pela DSOP, associado a ABEFIN e Pós Graduando em Gestão Empreendedora e Educação Financeira. Atua com Palestras, Workshops e Mentorias de Educação Financeira pela Metodologia DSOP.








