24.3 C
Guarulhos
sexta-feira, fevereiro 13, 2026

Da feira ao Paço

spot_img
spot_img

Um negro, que já foi feirante, conquistou o tão sonhado diploma de professor e foi para a sala de aula, trilhar um longo caminho. Esta estrada o levou a política. Foram oito anos representando a cidade no Legislativo. Porém, o sonho era maior.

Na última semana, ele conseguiu servir a cidade de Guarulhos como Prefeito. Ainda que por uma semana, o sonho antigo tornou-se realidade. Essa é a minha história.

Dou início a coluna, não para lembrar deste fato visando amaciar meu ego. Pelo contrário. Quero encorajar e inspirar as pessoas. Mesmo em meio a tantas discussões e debates sobre racismo, a respeito das limitações que a sociedade ao longo da história impôs sobre o negro, vivenciei algo que sempre preguei e acreditei: Não existe impossível para Deus.

Foi uma das coisas mais improváveis que aconteceu na história, não apenas de Guarulhos, que nunca havia tido um prefeito negro, mas posso dizer do país. Quantos políticos negros os municípios e estados possuem? Ainda mais no Brasil que, segundo uma pesquisa recente, 70% das mortes em conflito com a polícia do Rio de Janeiro, são de pessoas negras. Um povo que sofreu e ainda suporta a discriminação diariamente.

Um site publicou mais um caso de discriminação racial. Ao chegar na sala do médico e descobrir que era uma negra, o paciente não quis ser atendido. Estes e outros fatos tornaram a experiência que tive, a frente do Executivo, coletiva. Não foi uma vitória minha, mas de milhões de pessoas, que lutam e doam a própria vida em favor das causas raciais.

Sei que há ainda uma longa jornada, inúmeras barreiras a serem destruídas em relação a este assunto. Contudo, experimentei algo que deveria ser disponível a todo ser humano; alcancei o objetivo através do trabalho e da fé, independente da minha cor. Não importa como você começou, no final das contas, melhor do que isso será a maneira que irá terminar a carreira chamada vida.

Vice-Prefeito de Guarulhos – Prof. Jesus

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas