Comprar um imóvel sempre é uma decisão importante, que deve ser bem pensado em todas as nuances existente na transação, seja uma casa, um apartamento, um estabelecimento comercial, até mesmo um prédio inteiro ou um terreno, é preciso saber quais as melhores condições para o investimento.
Um imóvel pode apresentar irregularidades na documentação e dívidas de impostos e taxas. E quando o proprietário não tem meios para solucionar os problemas, em geral, o imóvel vai a leilão.
Portanto, entrar em um leilão de imóveis é tentador, pois os preços são geralmente muito abaixo do valor de mercado e as ofertas nem sempre são muito concorridas, mas também é muito fácil cair em armadilhas.
Por isso, é fundamental estar assessorado por um advogado que poderá analisar se o imóvel leiloado realmente vale a pena, se não tem nenhuma armadilha, como por exemplo as hipotecas, penhoras, dívidas de condomínio, IPTU, ITR, débitos trabalhistas, previdenciários, fiscais e outros ônus incidentes sobre o imóvel que devem ser cuidadosamente analisados anteriormente à arrematação.
Infelizmente, existe o risco de se comprar um imóvel cheio de dívidas e de não conseguir inclusive, fazer o registro da aquisição. Por isso, para garantir segurança na compra de imóvel em leilão, sem desperdício de tempo e dinheiro, é fundamental ter o respaldo de um profissional especialista na área, para se evitar situações desgastantes, avaliar riscos existentes e fazer um bom negócio, até mesmo para assessorar depois da arrematação, com inclusive desocupação do imóvel.
- Dra. Bruna Silva, advogada pós graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Paulista de Direito.
- e-mail: brunadasilvaadvogada@gmail.com cel: 11 96790-4718.








