Os debates recentes abarcam tanto inovação e sustentabilidade, mas como nos adequamos a esse cenário?
O mundo atual se tornou desafiador, a partir da crise sanitária vivida nos últimos anos, impulsionando uma grande onda de inovação através da digitalização, desde o atendimento online, ao consumidor remoto, da reinvenção da cadeia de suprimentos ao uso da Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de maquinas para aprimorar as operações. Para esse novo cenário a palavra de ordem é a criatividade, onde empresas com essa capacidade, tendem a obter mais retornos sobre seus investimentos.
Também chegamos ao momento em que ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, e assim, buscamos serviços e produtos que não o prejudiquem o meio ambiente.
O desenvolvimento sustentável pressupõe as questões econômicas, sociais e proteção ambiental e, ganharão mais espaço e visibilidade os negócios que incluírem planos de inovação e sustentabilidade em sua estratégia de crescimento.
Vale conceituar, por inovação, a aplicação de novidades, sejam técnicas, cientificas, ou que nunca existiram. Pode-se inovar de maneiras distintas e requerem nova mentalidade por parte das empresas, de seus colaboradores e liderança, pois envolvem novos métodos, processos, competências e estrutura de trabalho, negócios e tecnologia.
Já é de conhecimento internacional que, a inovação é a melhor maneira de promover o crescimento econômico sustentável das organizações.
Sustentabilidade envolve ações em relação ao meio ambiente e ao desenvolvimento social, empresas preocupadas com seus consumidores buscarão avaliar os impactos de suas atividades na natureza e no seu entorno. A saúde financeira de uma empresa deve basear-se através dos critérios de sustentabilidade, com práticas que favoreçam o crescimento monetário, sem interferir no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas.
Chegamos, assim, a observar a importância de inovar com sustentabilidade, focando na oferta de novas soluções para o mercado e incluir a melhoria da qualidade de vida de todos, gerando ganhos econômicos, ambientais e sociais.
Podemos começar a inovar com sustentabilidade a partir de nossa realidade: Como sua empresa recicla o lixo, consome produtos derivados de materiais reciclados? Como sua empresa atua no tratamento e reaproveitamento da água, de reutilização de materiais primas ou de incentivos a projetos de educação ambiental?
Importante também que toda a liderança esteja comprometida com as ações de inovação e sustentabilidade, como os polos precursores das mudanças.
Com a implementação de ações sustentáveis, as empresas que inovam alcançarão grandes resultados e seguirão no aumento da corrente para um mundo melhor.
Pense Nisso e Transforme o Planeta!! Abraço a todos!
Jose Vitorelli é consultor em Inovação, Internacionalização e Supply Chain para empresas.
WhatsApp – 11 99382 2202 – e-mail – jose.vitorelli@outlook.com








