22.4 C
Guarulhos
sábado, fevereiro 14, 2026

Advocacia, a voz da cidadania

spot_img
spot_img

Desde os idos de 1827, remontando o período do império, quando da instalação do curso jurídico no Brasil, o papel do advogado e advogada é de suma importância para o desenvolvimento da democracia brasileira. A advocacia está presente nos grandes eventos da história do País, desde a abolição da escravatura até as constantes lutas pela democracia.
E a Ordem dos Advogados do Brasil papel preponderante na história, muito além da representatividade da categoria, a OAB incorpora a responsabilidade pela própria condução constitucional do País, na defesa das leis, dos ideais democráticos e do acesso à Justiça, coadunando com os mais elevados princípios morais e éticos, o dia da sociedade brasileira.
A constituição estabelece, em seu artigo 133 que o advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei. Na verdade, o advogado(a) incorpora, tal como confessor e necessariamente com igual mansuetude e serenidade, os indecifráveis anseios e expectativas de seus clientes, encapsulados em sua mais recôndita intimidade.
Da mesma forma, torna seus, ainda que busque evitá-lo, os mais angustiantes clamores e anseios por justiça da sociedade. Não há como dissociar tal desvelo de suas atividades cotidianas – posto que em não sendo assim todo o seu trabalho estará previamente comprometido.

 E não poderia ser diferente, porquanto é sobre os ombros do advogado e advogada que repousam as esperanças depositadas pelos constituídos, no amplo espectro do conceito social, que envolve liberdade, patrimônio, família, direitos humanos e diversos outros valores.

 E, como fiadora geral da ação individual de seus membros, a OAB responde igual e prontamente aos chamados da sociedade brasileira no ordenamento do cotidiano nacional dentro dos padrões democráticos constitucionalmente estabelecidos.

 Um mérito que, por justo merecimento, deve ser repartido com cada um de seus representados, na certeza de que o poder conquistado pela Instituição decorre, concedido, pela confiança e pelo respeito que lhe confere a população.

 Decorre da luta intransigente pela essencialidade da atividade para garantia do acesso à justiça e da defesa incondicional do cidadão da Democracia e do Estado Democrático de Direito.

Abner Vidal- Advogado- Presidente da OAB  Guarulhos-SP
spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas