Parece ser uma pergunta que nunca irá atingir o apartamento que você mora. Pois bem, pensamento errado.
Certamente você assistiu em todos os telejornais, há algumas semanas, o incêndio que devastou alguns prédios comercias da região da Rua 25 de Março. Infelizmente, foi constatado pelo Corpo de Bombeiros que nenhum dos locais atingidos estava com a documentação contra incêndios em dia.
Ou seja, o famoso AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), um laudo técnico, obrigatório, emitido pelo Corpo de Bombeiros que atesta se um edifício atende as normas de segurança e possui os equipamentos de proteção e combate a incêndio.
Em razão da legislação existente, síndicos e síndicas são obrigados a providenciar a renovação/regularização do AVCB. Essa vital vistoria protege a vida dos ocupantes das edificações, dificulta a propagação do incêndio, reduzindo danos ao meio ambiente e ao patrimônio, entre outros benefícios.
Em caso de incêndios, se comprovada a falta ou não renovação do AVCB, o síndico pode ser responsabilizado cível e criminalmente.
Portanto, o morador deve sempre exigir e fiscalizar se o AVCB do local onde mora ou trabalha está em dia. Síndicos, verifiquem se o AVCB de seu condomínio está válido.
Se cada um fizer sua parte, evitaremos tragédias.
Rafael Zanin- Diretor da Vila Nova Condomínios








