23.9 C
Guarulhos
sábado, fevereiro 14, 2026

Veja algumas regras para confraternização de fim de ano em condomínio

spot_img
spot_img

Quando chega dezembro, começam os debates e celeumas sobre as confraternizações individuais ou de moradores nos condomínios.

Vejamos algumas normas importantes para que tudo ocorra bem na sua festa:

Música

Para não ter problemas com barulho e música alta, a dica é seguir as regras de silêncio do condomínio. Normalmente, o regulamento interno dos condomínios permite que as festas sejam realizadas até as 22h ou no máximo até a meia-noite.

Caso o salão fique perto dos primeiros andares, vale a pena conversar com os moradores.

Fique atento aos comunicados da administração sobre esse período do final do ano. Por causa das festas, pode ser que seu condomínio flexibilize o tempo permitido de barulho.

Lembre-se sempre que regras são regras e devem ser seguidas. Se organize dentro do horário permitido e, se o seu condomínio proíbe música ao vivo, escolha o bom e velho aparelho de som, dentro do volume permitido, é claro.

Reserva de espaço

Assim como durante todo o ano, a reserva dos espaços de festas do condomínio continua valendo. Áreas comuns, como piscina e playground, por exemplo, não são espaços que podem ser reservados para festas. Eu diria inclusive que você agende o quanto antes o local, visto que nesta época do ano, os salões são disputados.
No entanto, vale salientar que, em datas comemorativas, o espaço pode ser utilizado de maneira coletiva ou através de sorteio. Veja sempre com seu síndico.

Decoração para confraternização
Dentro do seu imóvel, você pode decorar como quiser, porém, em relação às partes externas do condomínio, consulte o regulamento interno e fuja de multas.

Caso tenha alugado algum espaço de convivência no condomínio, consulte o síndico para saber se tem algum item decorativo que não pode ser colocado.

Fogos de artifício

Apesar de serem lindos e coloridos é expressamente proibida a queima de fogos de artifício nas áreas do condomínio, varandas, jardim, playgrounds, entre outros.

Além de ser algo que perturba e gera medo em alguns moradores, existe o risco de incêndio. Portanto, não vale a pena correr tal risco.

Deu para perceber que é extremamente possível realizar uma confraternização divertida e marcante respeitando as regras do condomínio.

Caso você esteja pensando fazer “aquela” festa, alugue um sítio, ou uma casa, porque dentro do condomínio deve ser respeitado o direito de vizinhança, o bom senso.

Rafael Zanin – Diretor da Vila Nova Assessoria Condominial

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas