O ano é novo, mas a história é antiga. IPTU, IPVA, material escolar, rematrícula, uniforme escolar…
Todos os anos sofremos com essas contas de inicio de ano, sem falar nas que já acumulamos durante o ano anterior e, sempre que vem o começo do ano, não sabemos como vamos fazer com esse monte de coisa para comprar e pagar.
Uma dúvida comum para muitas pessoas é: pago IPTU e IPVA a vista com desconto ou parcelado?
A resposta para muitas pessoas é simples: parcela tudo e ai a gente vê como vai pagar. Aliás, essa é uma das respostas preferidas dos brasileiros, principalmente quando não resiste a uma compra e passa no cartão de crédito parcelado em diversas vezes.
Como Educador Financeiro, lhe digo que essa não é a resposta correta!
Nós caímos no erro da falta de planejamento. Vamos deixando tudo para depois, esperando chegar o dia que não tem mais como empurrar para frente, e ai resolvemos então o que fazer. E o que sempre fazemos é empurrar mais um pouquinho pra frente. Se nós já sabemos que no começo do ano temos todos esses gastos e custos, porque não planejamos?
Com um bom planejamento, essas contas podem ser pagas sem pesar no bolso e ainda podemos usufruir dos descontos que os órgãos oferecem para pagamento à vista.
Mas como posso planejar isso?
Bom, que tal fazer o caminho inverso. Se todo começo de ano temos esses gastos e custos, parcelamos e pagamos, porque não fazer o contrário?!
Comece hoje mesmo a “pagar” o seu IPTU, IPVA, material escolar, rematrícula e tudo mais que tiver no início do ano, para o ano de 2024. O que estou propondo é: pague as contas do início de 2024 em 2023. Faça um cálculo baseado nesse ano, divida em 12x e já comece a “pagar” essa mensalidade. Coloque o dinheiro em uma conta que não tenha movimento, ou até mesmo em um CDB, conseguindo ainda um rendimento, e quando chegar o momento de pagar tudo, você estará com o dinheiro total para pagar e quem sabe até com desconto à vista.
Falar pode parecer fácil. Na prática a história geralmente é outra, mas com um pouco de disciplina, você irá criar o hábito de poupar para isso, e a sensação de prazer que terá ao ver que, no início do ano, você tem o valor para pagar tudo, e à vista, lhe motivará para continuar fazendo isso para os próximos anos.
Acredite, ser educado financeiramente pode lhe trazer muitos frutos.
Um grande abraço e um excelente 2023.
Rafael Martins é Educador Financeiro formado pela DSOP, Pós Graduado em Gestão Empreendedora e Educação Financeira. Atua com Palestras, Workshops e Mentorias.
Instagram @rafaelbomartins








