26.7 C
Guarulhos
sábado, fevereiro 14, 2026

Você realmente se conhece, mulher?

spot_img
spot_img

Vou ser muito sincera com você, como sou em todas as minhas colunas aqui….

Hoje é um dia mais que especial! Além do Dia Internacional da Mulher, é também o meu aniversário!!!!

E hoje mais especial ainda! Dia 08/03/2023 eu completo 50 anos…. E com muito orgulho. Eu sei que falar a idade para muitas mulheres pode ser um tabu, mas para mim não! É um grande orgulho chegar a essa idade com tudo o que já vivi…..

E para comemorar, resolvi escrever sobre algo que fez toda a diferença na minha vida, principalmente na última década – a melhor da minha vida – o autoconhecimento.

Será que nós mulheres realmente nos conhecemos? Vou começar com uma parte de um texto que publiquei há alguns anos atrás….

Quando é mãe, a mulher tem a capacidade de reconhecer cada choro do seu filho e saber se ele está com sono, fome, sede, se precisa trocar a fralda ou se apenas quer um colo, um aconchego. Ela olha para o filho e consegue conhecê-lo.

Quando é filha, a mulher passa pela experiência de cuidar dos pais. Os papéis são trocados e a mulher consegue apenas ao olhar para seus pais, identificar suas dores e suprir suas necessidades. Ela olha para os pais e consegue conhecê-los.

Quanto é namorada, noiva ou esposa, sabe exatamente quando seu homem está triste, chateado, feliz, bravo, cansado, mau humorado. Muitas vezes, apenas com um olhar já identifica até o que está chateando ele, ou o que o deixa feliz! Ela olha para o companheiro e consegue conhecê-lo.

Quando é amiga, a mulher consegue identificar o que está machucando a amiga, consegue olhar o problema ou a situação de fora, aconselhar, ajudar. Quando é amiga, a mulher sabe dar o colo necessário e até a bronca na hora certa! Ela olha para a amiga e consegue conhecê-la.

Quando é profissional, a mulher consegue identificar em sua equipe quais são os profissionais com potencial para crescer e se desenvolver, quais componentes de sua equipe precisam de mais ajuda, mais atenção. Ela olha para a equipe e consegue conhecê-los.

E quando é que a mulher olha para si mesma? Será que ela realmente se conhece?

A mulher hoje se obriga e se cobra a desempenhar vários papéis. Ela é mãe, filha, namorada, noiva, amiga, profissional…. E, na maioria das vezes, se esquece dela mesma!

Quantas e quantas vezes vejo mulheres no meu cotidiano que transformam as 24 horas do dia em 30, pois dão conta de inúmeras atividades. Mas, ao final do dia, mal tem tempo de passar um creme hidratante em seu rosto ou seu corpo.

Isso está correto? Será que precisamos mesmo desempenhar tantos papéis? Será que precisamos nos cobrar tanto? Muitas vezes não consigo entender o porquê de tanta cobrança!

Uma coisa, eu tenho certeza, a falta de autoconhecimento nos leva a essa cobrança absurda. A mulher moderna realmente não se conhece!

Você, mulher moderna, sabe reconhecer cada choro seu, como reconhece os choros do seu filho? Consegue identificar suas dores e necessidades da mesma forma como faz com seus pais? Consegue entender o que te deixa triste, chateada ou feliz, como entende tão bem seu companheiro? Sabe o que te machuca e se dá a bronca certa, como faz com sua amiga? Sabe reconhecer o seu verdadeiro potencial, como faz com sua equipe?

Não sei bem o porquê, mas sempre nos cobramos muito. Temos a sensação de que temos a obrigação de cuidar de tudo e de todos.

Eu falo isso pois foi o que vivi por muitos anos……

Se você ainda não conhece a minha história, corre lá no meu Instagram ou no meu canal do youtube. Vai ver quanta transformação já fiz em minha vida.

Venci uma obesidade mórbida e dois relacionamentos abusivos. Mas hoje quero falar não sobre o que venci, mas o que me levou a viver isso.

Exatamente a falta de autoconhecimento. Durante muitos anos eu acreditei que tinha a obrigação de cuidar de tudo e de todos, mas não fui educada a cuidar de mim!!!!!!!

Se você já viajou de avião ou viu algum filme sabe que as comissárias dão sempre a instrução de que, se houver algum problema, você deve primeiro colocar a máscara em você para depois ajudar outras pessoas.

Isso porque se você não tiver ar, não vai conseguir ajudar ninguém!

Assim também é em nossa vida, se você não se cuidar, não vai conseguir cuidar de ninguém. E essa lição eu só aprendi com mais de 40 anos, quando me dedicava a cuidar de minha mãe em um momento muito difícil da vida dela e me deparei com 5 hérnias na coluna.

Imagine viver um diagnóstico que poderia me levar à uma cadeira de rodas… Se não me cuidasse, nunca poderia cuidar da minha mãe.

Percebe como fazemos tudo para todos e muitas vezes não temos a mesma atenção com nós mesmas? Conhecemos a todos e não nos autoconhecemos?

Você realmente quer ser amada? Se ame primeiro… Eu só aprendi isso há pouco mais de um ano, quando conheci um grande amor. Depois de passar por dois relacionamentos abusivos, aprendi que as pessoas só fazem conosco aquilo que nós permitimos.

E eu infelizmente, permiti que pessoas que passaram por minha vida não me respeitassem. E sabem por quê? Pelo simples fato de que eu mesma não me respeitava. Eu não me conhecia e não me respeitava.

Hoje eu tenho a oportunidade de cuidar de outras pessoas sim. Mas primeiro eu cuido de mim, para estar forte e pronta para cuidar. Eu cuido e sou cuidada, eu mimo e sou mimada, eu amo e sou amada.

Esse caminho não foi fácil. Foi preciso aprender a me conhecer e a permitir que as pessoas fizessem por mim aquilo que eu também fazia por elas.

Mulheres, está na hora de buscarmos o autoconhecimento, reconhecer quem realmente somos. Muito se fala hoje em empoderamento feminino e ele tem que começar por você se conhecendo, sabendo quem realmente é, qual seu propósito aqui, quais são seus reais sonhos, dificuldades, anseios e capacidades.

Para buscar a felicidade plena e cuidar de tudo e de todos, procure primeiro se conhecer, você verá que isso é libertador!

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora e Palestrante

Especialista em Gestão de Pessoas

Apaixonada pelo mundo da beleza

https://www.institutoquinelli.com.br/giovanaquini

Instagram: @giovanaquini.oficial

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas