Ele quem causa a primeira impressão de quem chega ao condomínio, além de autorizar, ou não, a entrada das pessoas.
Estou falando do porteiro, que inclusive tem uma data de comemoração, 9 de junho. Tão importante no dia a dia dos condomínios, mas as vezes, suas funções são confundidas com as do zelador, por exemplo.
Por isso, o texto de hoje vai esclarecer quais são as funções desse profissional.
Antes disso, é necessário dizer que o porteiro deve permanecer o tempo todo no seu posto, só se ausentando em casos de extrema urgência.
Como o porteiro tem acesso às câmeras de segurança, ele deve reportar ao síndico caso haja algum problema ou caso algum morador infrinja uma regra do regulamento interno.
Confira a seguir quais são as principais funções que um porteiro precisa desempenhar no seu cotidiano.
Conceder acesso aos visitantes
Esta é uma das principais funções do porteiro.
Para garantir a segurança do condomínio, é importante que o porteiro colete os dados do visitante, como o nome completo e o número de algum documento de identificação e entre em contato com o morador que aquela pessoa vai visitar perguntando se o visitante pode entrar no condomínio ou não.
Na hora de falar com o visitante, o porteiro deve permanecer na portaria e se comunicar com a pessoa por meio de um interfone.
Conceder acesso aos prestadores de serviço
Mesmo que esses profissionais estejam uniformizados, o porteiro só pode deixá-los entrar após receber autorização do morador da residência na qual aquelas pessoas vão fazer o serviço.
Caso o prestador de serviço vá fazer algum trabalho no próprio condomínio, o porteiro precisa perguntar para o síndico ou para o zelador se aqueles profissionais podem entrar. Antes de deixar o profissional entrar, o porteiro deve fazer um registro com o nome completo e dados da pessoa.
Receber cartas e encomendas
Nesse caso, ele recebe as correspondências do carteiro e as organiza de acordo com o sistema do condomínio.
O porteiro também é responsável por avisar os moradores quando chega algum pedido de delivery.
Guardar o livro de ocorrências
Sempre que um condômino pedir para escrever uma reclamação nesse livro, o porteiro precisa avisar o síndico. Além disso, é importante que o porteiro peça para os moradores assinarem as queixas.
Não é função do porteiro:
Trocar lâmpadas, cuidar da limpeza do condomínio, vigiar as crianças, manobrar carros, guardar pertences dos moradores, ir até à unidade residencial de um morador para fazer algum reparo, levar as compras do morador até a sua casa ou apartamento.
Visto quão vital é este cargo, o condomínio precisa oferecer a melhor estrutura e condição para que a função do porteiro seja bem desempenhada.
Rafael Zanin- Diretor da Vila Nova Assessoria Condominial








