23.6 C
Guarulhos
sábado, fevereiro 14, 2026

Festa Junina e boa organização: a combinação perfeita para o seu condomínio

spot_img
spot_img

Junho é um dos meses mais aguardados, em cada canto do país, por causa da Festa Junina. O tradicional evento acontece nas escolas, nas ruas, nas igrejas, e deve acontecer nos condomínios também, por que não?

Eu falei “deve” porque é uma celebração que oferece atrações à todas as idades, agradando tanto famílias, crianças, jovens e idosos. Por ser uma festividade muito democrática, costuma ser bem aceita pelos moradores.

Se você chama de “São João” ou “festa Caipira”, não há problemas, importante mesmo é fazer. Por isso, darei algumas dicas a respeito da organização desta festança.

Quem acompanha a coluna sabe que, antes de qualquer iniciativa, por mais benéfica, é fundamental verificar o que determina o regimento interno do condomínio.

Às vezes, o documento diz que é necessária a convocação de uma assembleia para aprovar a organização da Festa Junina. Aproveita e observe as regras a respeito desta organização.

O segundo passo, e tão vital quanto o primeiro, é saber que o síndico não precisa necessariamente ser o responsável em preparar tudo. Um grupo de moradores do condomínio, por exemplo, pode organizar a festividade.

Vamos a parte prática. Toda festa em um condomínio precisa ter horário de início e término. Dessa forma, é possível evitar que a Lei do Silêncio seja desrespeitada e que os moradores que não estão participando da festividade fiquem incomodados.

Veja qual local será feito, o lugar para colocar comidas e bebidas e a quantidade que cada morador ou participante irá levar. Se o seu condomínio for grande, vale a pena montar algumas barraquinhas com as comidas típicas, como por exemplo, pamonha (doce e salgada), curau, pé-de-moleque, quentão, canjica, milho verde cozido, pipoca, paçoca, entre outras.

Não se esqueça de deixar um clima, de fato junino, utilizando bandeirinhas coloridas de papel, balões e fitas de papel na decoração do arraiá, elementos que podem ser feitos em casa mesmo.

Ainda neste tema, o repertório musical é fundamental O estilo mais tocado nesse tipo de ocasião costuma ser o forró. “Isso Aqui Tá Muito Bom”, do Dominguinhos, e claro, “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, são algumas que não podem faltar na playlist.

Planeje também as brincadeiras, deixando o ambiente mais divertido e alegre. Pescaria, jogo das argolas, dança das cadeiras são algumas delas. Destine uma área do condomínio para que essas atividades possam ser realizadas de uma maneira segura.
Se houver convidados de fora, envie com antecedência uma lista com o nome dos visitantes.

Divulgue bastante o evento nos anúncios de elevador, no mural de avisos do prédio, whatsapp, aplicativo ou e-mail.

Independentemente de quem irá organizar, a festa junina em condomínio promove a convivência entre as pessoas em momentos de descontração e fortalece o senso de comunidade. Vale a pena fazer.

Rafael Zanin- Presidente da ASSINCON

Representante do CRA-SP em Guarulhos

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas