24.4 C
Guarulhos
terça-feira, fevereiro 3, 2026

Guarulhos atua em 53 locais e reforça cuidados contra a dengue

spot_img
spot_img

Guarulhos segue reforçando as ações rotineiras de combate ao Aedes aegypti para reduzir os riscos de transmissão da dengue. Entre os dias 24 e 28 de novembro, as equipes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estiveram em 53 locais da cidade, executando bloqueios, inspecionando pontos estratégicos e verificando denúncias encaminhadas pela população, com o objetivo de eliminar criadouros e orientar moradores sobre os cuidados de prevenção.

Na segunda-feira (24), os agentes realizaram bloqueios no Cabuçu, Recreio São Jorge, Vila Rosália, Jardim Fortaleza e Parque Mikail. Pontos estratégicos foram checados no Parque Primavera, Jardim Paraíso, Recreio São Jorge, Vila Fátima, Bom Clima, Vila Flórida, Cocaia, Jardim Presidente Dutra, Água Chata, Cidade Aracilia, Jardim Piratininga e Jardim Izildinha. As denúncias foram atendidas no Jardim Okuyama, Parque Mikail, Jardim Santa Lídia, Jardim Santa Cecília, Jardim Presidente Dutra, Vila Carmela II e Inocoop.

Na terça-feira (25), houve bloqueios no Jardim Monte Alegre, Jardim Paraíso, Parque Primavera, Jardim Fortaleza, Jardim Cumbica e Vila Rosália. Pontos estratégicos passaram por verificação no Parque Alvorada, Vila Pires, Jardim Brasil, Jardim Presidente Dutra, Parque São Luiz e Cumbica, enquanto as denúncias foram verificadas na Água Chata e no Jardim Santa Cecília.

Na quarta-feira (26), as ações contemplaram bloqueios no Cocaia, Parque Cecap, Jardim Cumbica, Jardim Fortaleza e Cumbica. Pontos estratégicos foram inspecionados no Jardim Munhoz, Vila São Rafael, Jardim Vila Galvão, Itapegica, Jardim Nova Cidade, Jardim Albertina, Vila Rio de Janeiro, Jardim Paulista, Parque Continental, Jardim Paraíso, Jardim Almeida Prado e Taboão. As denúncias foram solucionadas no Jardim Santa Clara, Vila Progresso, Jardim Maria Clara e Jardim Fortaleza.

Na quinta-feira (27), os bloqueios ocorreram no Jardim Rosa de França, Jardim Normandia, Picanço, Jardim Fortaleza, Pimentas, Centro, Vila Rosália e Jardim Nova Cidade. Os pontos estratégicos foram fiscalizados no Picanço, enquanto as denúncias foram atendidas no Jardim Tranquilidade, Jardim Munhoz e Jardim Fortaleza.

Na sexta-feira (28), bloqueios foram retomados no Jardim Rosa de França, Picanço, Jardim Fortaleza, Pimentas, Centro, Vila Rosália e Jardim Normandia. Os pontos estratégicos foram verificados no Jardim Santa Francisca e no Parque Santo Agostinho. O atendimento às denúncias alcançou os bairros Picanço, Cidade Aracilia, Jardim Ponte Alta e Jardim Fortaleza. 

Orientações à população

A Prefeitura reforça que a participação dos moradores é fundamental para reduzir os riscos durante o período mais quente e chuvoso, que se inicia nesta segunda-feira (1º) e se estende até 31 de março, fase do ano que favorece a proliferação do Aedes aegypti.

Para impedir a reprodução do mosquito, é importante adotar, toda semana, medidas simples como eliminar água parada de calhas, pratos de plantas, ralos e garrafas; manter caixas d’água bem vedadas; lavar bebedouros de animais com frequência; descartar resíduos de maneira adequada; e manter quintais limpos e livres de objetos que possam acumular água.

A maior parte dos criadouros do Aedes aegypti está dentro das residências, e a adoção dessas ações é decisiva para interromper o ciclo de reprodução do vetor, que, além da dengue, também transmite zika e chikungunya.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas