Procon-SP orienta rotineiramente estabelecimentos comerciais. Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de São Paulo
- Agência SP
- Publicado em 06/02/2026 – 16:46
Agentes do Procon-SP percorreram, nesta sexta-feira (6), bares e restaurantes da Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, para garantir o cumprimento do Protocolo Não Se Cale nesses espaços antes do início do Carnaval.
O protocolo foi criado de forma pioneira pelo Governo de São Paulo em 2023 para preparar estabelecimentos como bares, restaurantes e casas de show para atender mulheres vítimas de violência.
“O Protocolo Não Se Cale estabelece diretrizes claras sobre como proteger, acolher e orientar e agir de forma responsável quando necessário. Trata-se de uma política pública que qualifica o cotidiano de toda essa cadeia, promovendo ambientes mais seguros e reforçando que bares, eventos e casas de show são espaços de convivência, respeito e atenção, evitando qualquer situação de risco à mulher”, diz Adriana Liporoni, secretária de Políticas para a Mulher.
O Não se Cale conta com uma série de instruções práticas: fornece curso de qualificação para os funcionários dos estabelecimentos; ensina o Sinal Universal de Socorro (polegar cerrando punho com palma da mão à vista) como forma discreta e não verbalizada de pedido de ajuda; disponibiliza canais de denúncia; orienta funcionários a acolherem a mulher em local reservado, afastado do agressor, além de acionar a polícia ou outros serviços quando necessário.









