A Operação Verão Integrada do Governo de São Paulo chega ao Carnaval 2026 com segurança reforçada e ações coordenadas em diversas áreas do litoral paulista. Esta é a primeira vez que o planejamento para receber o grande fluxo de turistas é integrado, com ações não só para aumentar o policiamento, mas também para fortalecer a rede de saúde, ampliar a infraestrutura de serviços essenciais e garantir atendimento à população.Para o verão 2025/2026, foram mobilizados 4 mil policiais para as cidades do litoral, maior contingente da história, além do reforço de viaturas, aeronaves e drones. A temporada promete números recordes no estado, com 16,7 milhões de turistas (alta de 4,3%) e movimentação direta de R$ 41 bilhões até fevereiro, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). Somente no litoral paulista, são esperados 7,5 milhões de turistas, dos quais 1,95 milhão devem se concentrar no litoral norte, crescimento de 5,7% em relação à temporada anterior.
Para o Carnaval, a Sabesp reforçou preventivamente suas estruturas no litoral, com a mobilização de 288 caminhões-pipa para áreas críticas, 114 geradores de energia em pontos estratégicos, 10 estações móveis de tratamento de água (ETAs) e 157 bombas para uso em situações de ocorrência em regiões com alto fluxo de turistas no Carnaval. Os equipamentos estarão disponíveis no Litoral Norte, Baixada Santista, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e outras áreas sensíveis.
As ações seguem até o dia 22, com reforço das equipes de campo e sistema especial de monitoramento durante todo o período do Carnaval.








