Depois de conquistar a primeira medalha do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno, o esquiador Cristian Ribera já tem um novo objetivo: treinar atletismo paralímpico para disputar o ouro nos Jogos Paralímpicos de Los Angeles-2028.
O atleta do Time São Paulo Paralímpico voltou ao país na noite desta segunda-feira (16) após a histórica prata no esqui cross-country em Milão-Cortina 2026, na Itália, e revelou que pretende se inspirar na também atleta Aline Rocha para ampliar seus desafios nas pistas de atletismo.
Os atletas do Brasil foram recebidos com festa no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, presenteou Cristian Ribera, Aline Rocha, Elena Sena e Wellington da Silva com uma bandeira do Time São Paulo, programa da Secretaria que há 15 anos fomenta o esporte paralímpico de alto rendimento no estado.
“Quero me inspirar na Aline, que é fera no atletismo, para tentar uma medalha agora em uma Olimpíada de Verão”, disse Cristian Ribera, que disputou sua terceira Paralimpíada de Inverno em Milão-Cortina.
Aline Rocha destacou como as modalidades de verão e inverno se complementam no treinamento de alto rendimento. Segundo ela, a maratona de atletismo em cadeira de rodas contribui diretamente para o desempenho nas provas de neve.
“A medalha do Cristian me motivou muito, e agora espero puxá-lo para as pistas de atletismo para ele também ganhar em Los Angeles”, afirmou Aline.








