Polícia de SP apreende mais de 50 mil figurinhas e álbuns falsificados da Copa do Mundo

spot_img
spot_img

A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta terça-feira (9) uma operação contra a falsificação de figurinhas, álbuns e material esportivo relacionados à Copa do Mundo de 2026. A ação, realizada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), ocorreu em centros de comércio popular localizados nos bairros do Brás e do Canindé, no centro de São Paulo.

Coordenada pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG), especializada no combate à pirataria, a operação resultou na apreensão de 50 mil figurinhas, mil álbuns e 1.039 camisetas da seleção brasileira.

As fiscalizações ocorreram em estabelecimentos localizados na avenida Rangel Pestana, no Brás, e nas ruas Vautier e Alexandrino Pedroso, no Canindé. Quatro pessoas flagradas nos locais vão responder por crime contra a propriedade industrial. Todo o material apreendido será submetido à perícia.

Álbuns e figurinhas apreendidos pela Polícia Civil de São Paulo. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Aumento das fiscalizações

As equipes intensificaram o combate à comercialização de produtos pirateados em razão da proximidade do início da Copa do Mundo, período em que aumenta a procura por itens ligados à competição esportiva.

Em 28 de maio, os agentes do Deic apreenderam cerca de 85 mil álbuns e figurinhas da Copa, além de duas mil camisas de seleções falsificadas em lojas no centro da capital. Na ocasião, cinco pessoas foram presas em flagrante com base na Lei Geral do Esporte.

Recomendações antes da compra

Para reduzir os riscos de prejuízos, o Procon-SP orienta que os consumidores adotem algumas medidas preventivas:

  • verificar a reputação da empresa ou vendedor antes de efetuar o pagamento;
  • conferir se o fornecedor disponibiliza informações de identificação e canais de atendimento;
  • evitar negociações realizadas exclusivamente por aplicativos de mensagens sem garantias de segurança;
  • desconfiar de promoções com valores muito inferiores aos praticados pelo mercado;
  • guardar comprovantes, anúncios e demais registros da negociação;
  • observar as condições de troca, devolução e prazo de entrega informadas pelo fornecedor.

No caso específico de figurinhas, álbuns e demais itens colecionáveis, o órgão recomenda atenção redobrada quanto à origem dos produtos e à confiabilidade do vendedor.

Consumidores que tiverem seus direitos desrespeitados podem buscar orientação e registrar reclamações pelos canais oficiais de atendimento do Procon-SP.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas