Guarulhos abre edital para financiamento de projetos culturais com recursos do FunCultura

Variedades

Jovens artistas de Guarulhos, que buscam financiamento para realizar seus projetos culturais, podem concorrer ao novo edital do FunCultura (Fundo Municipal de Cultura) para projetos de até R$ 10 mil.

Essa é a 11ª edição do concurso e, desde que foi criado, em 2003, já tornou realidade 113 projetos nas mais diversas áreas artísticas. Além de possibilitar aos autores a concretização de suas propostas, os projetos financiados pelo FunCultura proporcionam à população atrações como espetáculos musicais, teatrais, de dança, exposições, oficinas culturais, palestras, entre outros.

Pela primeira vez, a Prefeitura de Guarulhos direciona o FunCultura exclusivamente para obras de jovens artistas com idade entre 18 e 29 anos, residentes na cidade, para o desenvolvimento de seu primeiro projeto. Ao todo, serão selecionados treze projetos.

O período para inscrição vai de 11 a 22 de novembro. Para participar, os interessados devem acessar o link http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/oportunidade/1383/, ler atentamente o edital e realizar a inscrição.

Apoio aos jovens artistas

Com o objetivo de valorizar jovens artistas da cidade, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, irá realizar atendimento de suporte à elaboração e formatação de projetos para o FunCultura em diversos pontos da cidade. Os atendimentos serão realizados das 9h às 12h e das 13h às 16h nos seguintes locais e datas:

Cronograma de suporte para projetos do FunCultura

29/10 – Biblioteca Monteiro Lobato (Centro);

30/10 – Biblioteca Seródio (São João);

31/10 – Biblioteca Presidente Dutra (Bonsucesso);

1/11 – Biblioteca Mikail (Taboão);

4/11 – Biblioteca Paulo do Carmo Dias (Vila Galvão);

5/11 – Teatro Padre Bento (Tranquilidade);

7/11 – Biblioteca Guaracy (Pimentas);

8/11 – Teatro Ponte Alta (Ponte Alta);

11/11 – Biblioteca Monteiro Lobato (Centro);

Os encontros de suporte têm como objetivo garantir que os artistas se habituem às dinâmicas de financiamento da Secretaria de Cultura, garantindo, dessa forma, maior transparência ao processo e autonomia na produção de projetos aos jovens artistas.

Sobre o FunCultura

O Fundo Municipal de Cultura –FunCultura, vinculado à Secretaria de Cultura, foi criado pela lei municipal 5.947/2003 e é regulamentado pelo decreto municipal 22.329/2003. Ele tem a finalidade de prestar apoio financeiro a projetos de natureza artístico-cultural e ao desenvolvimento de programas culturais, mediante a administração autônoma e gestão dos respectivos recursos.

Os projetos culturais são avaliados, selecionados e acompanhados pelo Conselho Diretor do FunCultura, composto por três membros eleitos entre os produtores culturais do município e três membros da Secretaria de Cultura.

Para mais informações ligue para 2087-4170, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *