24.4 C
Guarulhos
terça-feira, fevereiro 3, 2026

Comissão de Estudos que analisa obras do Rodoanel discute desapropriações

spot_img
spot_img

A Comissão Especial de Estudos (CEE) que analisa as obras do Rodoanel na cidade recebeu o secretário de Governo Paulo Carvalho e representantes dos moradores do Conjunto Residencial Haroldo Veloso na reunião desta quinta-feira (21). Durante o encontro, foram avaliadas algumas respostas que a Dersa, empresa responsável pelas obras, deu em relação a questionamentos da Comissão.

O ponto mais discutido foi a questão das desapropriações. Em seus esclarecimentos, a Dersa não traz com precisão o número de residências que deverão ser desapropriadas. A informação é importante para que moradores possam se preparar, inclusive juridicamente, para eventuais problemas nessa questão.

Paulo Carvalho afirmou que a Prefeitura está tentando trazer mais compensações para o município e sugerindo alterações no projeto para a Dersa. Entre elas, está a mudança de um viaduto sobre a Avenida Candea. “A alteração está em estudo em relação à parte viária, de projeto mesmo, para que haja diminuição no número de desapropriações, praticamente 50% a menos de desapropriação das casas do Haroldo Veloso”, ressaltou o secretário.

A presidente da CEE, Janete Lula Pietá (PT), explicou que há dois grandes impactos que as obras causarão: as desapropriações e uma separação entre os equipamentos públicos e os moradores. Para ela, é preciso ter a definição de quais moradores realmente terão que sair de suas casas. “A Associação de Moradores do Haroldo Veloso não se sente em segurança para orientação jurídica. Assim, ela enviará uma carta solicitando que a Comissão faça um encaminhamento junto à Ordem dos Advogados do Brasil para que se reúnam com os moradores que quiserem e expliquem a situação jurídica da questão”, disse a parlamentar. 

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas