25.5 C
Guarulhos
quarta-feira, fevereiro 11, 2026

O líder Coach

spot_img
spot_img

Em meus artigos, venho falando sempre sobre liderança. Mas afinal de contas o que seria a liderança?

Se buscarmos no Google sua definição encontraremos varias. Particularmente prefiro utilizar a definição de uma colega Coach (Helenita Muradas Mizael – FÊNIX – Coaching), que diz: Liderança é a habilidade de influenciar pessoas a trabalharem entusiasticamente visando atingirem os objetivos de um bem comum.

Agora que conhecemos uma de suas inúmeras definições (Liderança) poderíamos entender que o líder é definido por suas ações frente aos seus subordinados. Ele tem autoridade para comandar, mas prefere delegar autoridade, prefere ser participativo, ele confia em sua equipe e como venho dizendo conhece cada um deles. Por mais que um subordinado pareça o candidato perfeito para determinadas atribuições, processo ou até um programa este deverá ser analisado se estaria preparado para lidar com as consequências ou conflitos que viriam com a atribuição dada. Podemos notar que há uma importância muito grande na analise do histórico de cada um.

Como Coach, tenho notado que a maioria dos membros de uma equipe temem as mudanças. Não entendem as necessidades de realiza-la, temem ser desprezados ou até demitidos nesse processo.

Devemos nos lembrar que o papel do líder seria passar a segurança que a equipe precisa. Deve haver uma comunicação clara entre todos.

Lideres, entendam que sua principal tarefa seria de ser o principal lutador, aquele que estará na linha de frente dando o exemplo Geralmente a equipe teme a mudança sem mesmo saber o resultado final. Portanto, como líder jamais deverá descartar as conversas com sua equipe (Brainstorming). Sendo que, será através delas que o líder poderá medir o grau de sucesso que sua equipe poderá ter dentro do processo, o grau de comprometimento que haverá entre todos, e principalmente conhecer os gargalos e ajusta-los para a vitoria. Em todas as equipes haverá conhecimentos e habilidades que poderão ser explorados e aperfeiçoados.

 

Em todas as mudanças teremos o poder de criarmos nosso próprio resultado.

Algumas literaturas afirmam que o líder não deve sofrer desgaste para motivar sua equipe. Tudo seria um processo natural, e que certamente será desenvolvido com a convivência.

Se observarmos há uma semelhança entre uma união matrimonial, ou como poderíamos afirmar, um casamento ( nesse caso o líder será sempre a esposa).

Se há algo a ser feito merece no mínimo que seja bem feito.

Mas como?

Conheça seria o objetivo final do processo (ou casamento).

Com isso, poderá criar um cenário adequado para alcança-lo. Precisará de um planejamento ( Como será?).

Quais são os recursos que teríamos para atingir nosso objetivo?

Conhecer o objetivo final ajudaria no planejamento dos recursos que serão necessários para atingir o resultado esperado. Ou seja, aquilo que temos, ou que será precisaremos adquirir para seguir com o plano e atingirmos o resultado. ( Até que a morte os separem).

Não tem segredo. Coloque no papel tudo que for necessário, ou tudo aquilo que o casal precisará para viverem.

Descubra os seus valores. Por este motivo, antes de criar o caminho para onde vamos teremos a necessidade de sabermos aquilo que somos ou aquilo que temos, aquilo que faremos e como faremos. ( Isso seria namoro ou noivado)

Na vida pessoal, deixe a imaginação trabalhar. Não existe o certo ou errado. Trata-se de um objetivo do casal. Caminhe em direção ao sonho de serem felizes para sempre. Esse é o objetivo do casal.

Há lideres que gastam seu precioso tempo para buscar um plano para dirigirem suas empresas e acabam esquecendo de conhecer os verdadeiros talentos existentes em sua equipe. (esquecem de conhecer a namorada).

Quem poderia desempenhar melhor uma determinada tarefa? Quem seria melhor para desempenhar a administração do lar?

Essa tarefa traria tranquilidade para o colaborador?

Ele está feliz com sua atribuição?

Já questionou seu(s) colaborador(es)?

Pediu sua ajuda para solucionar um problema?

Como foi sua resposta?

Há muitas respostas que só sabe quem está dentro da estrutura participando do processo (ou do matrimonio), no ambiente interno. Como o próprio nome diz, é tudo que está dentro, vivendo o desafio, ajudando com a experiência adquirida, ou buscando conhecimento para realiza-la. É possível que não haja conhecimento por parte dos colaboradores, mas é preciso estarem dispostos a buscarem.

O objetivo da equipe é finalizar o processo. Sendo assim, não tenha medo de mudar a forma de trabalho, esteja aberto a toda e qualquer mudança.

Não tenha medo de recomeçar para fazer melhor.

Busque aquilo que trará felicidade para sua empresa (ou cônjuge).

Parabenize-os por suas boas ações. Não se esqueça de fazer o mesmo com a esposa.

No modelo de liderança é possível que qualquer um da equipe venha intervir naquilo que esteja errado. O erro de um componente da equipe seria o erro de todos.

O sucesso não seria diferente.

Isso também vale para o casamento. Ambos estariam interessados no sucesso, e assim como na empresa querem que tudo dê certo.

Não se esqueça de compartilhar com a equipe ou esposa.

 

Prof. Marcio Sobrinho

Coach e Professor Especialista em Desenvolvimento Pessoal

Especialista em Desenvolvimento Pessoal

CRA – SP n° 141574

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas