19.9 C
Guarulhos
sexta-feira, março 29, 2024

Dia Nacional da Feira da Economia Solidária leva grande público ao Bosque Maia

spot_img
spot_img

Mais de 4 mil pessoas passaram no último final de semana pela tenda branca do Bosque Maia, local onde aconteceu a comemoração do Dia Nacional da Feira da Economia Solidária. Organizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, o evento contou com a presença de mais de 60 artesãos da cidade, que comercializaram seus produtos a preços populares. No local foi possível encontrar peças para decoração de casa, tiaras, tapetes, produtos feitos com pneus reciclados, entre outros.  Além disso, o público que passou pelo local no sábado teve a oportunidade de se deliciar com diversas atrações culturais como apresentação de dança indígena, teatro infantil, aula de dança fitness e shows musicais.

A secretária Telma Cardia, responsável pela Pasta, participou da comemoração e elogiou o trabalho realizado pelos artistas. “O pessoal da Economia Solidária não poupa esforços em promover a cultura por meio de arte e da expressão dos movimentos culturais dos quais fazem parte. A comemoração do aniversário este ano foi muito especial, pois trouxemos artesãs amigos e parceiros de outras cidades, e também grupo de bairros de nosso município que não fazem parte da Economia Solidária, mas que produzem artesanato também. Todos se sentiram muito acolhidos pelo nosso trabalho”, disse. Telma aproveitou a oportunidade para lembrar que a geração de renda é uma prioridade para o governo e que, em 2017, o prefeito Guti regulamentou, por meio de decreto, a política municipal de fomento à Economia Solidária, facilitando a criação de redes para apoio à atividade.

Além dos artesãos cadastrados no projeto, também estiveram presentes no evento os produtores de artesanato do projeto Tear da Secretaria de Saúde, o coletivo Meninas Mahin (moda afro) do Serviço de Acolhimento da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social,, o restaurante Mato no Prato de São José dos Campos, o coletivo Compre de uma Mãe, o grupo indígena de Guarulhos da aldeia Filhos dessa Terra, o projeto Comcom Pimentas e o Coletivo Criadores de Sabores.

Para Maria Zélia Paes, da Secretaria do Trabalho, responsável pela organização da feira, é muito importante auxiliar o artesão para que ele possa encontrar os caminhos certos na geração de renda alternativa. “Aqui nós orientamos os artesãos a conseguir ganhar o seu próprio dinheiro por meio das suas produções. Alguns deles chegam até nós perdidos, sem saber como investir naquele trabalho. Além de encontrar espaços para que eles comercializem seus produtos, já proporcionamos diversas palestras que falaram sobre empreendedorismo também”, disse.  Zélia comentou também sobre a importância de se fazer políticas públicas em prol dos artesãos, como o Projeto de Lei da Câmara dos Deputados, que dispõe sobre a  Política Nacional de Economia Solidária e empreendimentos econômicos solidários, aprovado pelo Senado Federal na última semana. “É um grande avanço termos uma lei que norteie o nosso trabalho”, comemorou.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas