O final do ano movimenta o comércio guarulhense desde o fim de novembro, com a “sexta-feira negra”, conhecida originalmente por “Black Friday”, iniciada nos Estados Unidos e apropriada ao Brasil desde 2010, e cresce ainda mais no período do Natal. É exatamente nessa época do ano, com maior volume de compras, que, consequentemente, também aumentam as denúncias de consumidores ao Procon por se sentirem lesados de alguma forma.
Vera Gomes, coordenadora do Procon Guarulhos, falou sobre a importância da busca pela informação, para diminuir a quantidade de reclamações nesta época. “Um consumidor bem orientado e informado é um consumidor protegido. Fazemos várias campanhas orientando e dizendo como fazer compras. As empresas têm o marketing delas de fazer propagandas e induzir a compra. Cabe ao consumidor fazer pesquisas pelas redes sociais, pelo site do Procon e verificar as empresas que não são tão verdadeiras com essas promoções”, disse.
A coordenadora também explica as denúncias feitas por idosos, os principais lesados e que lideram a lista de reclamações do Procon. Segundo Vera, a principal questão não são os juros, mas sim os seguros, que não são informados aos consumidores.
“Muitas lojas grandes se aproveitam dos idosos por alguns fatores como não saberem ler, por exemplo. Uma das práticas abusivas é a questão dos seguros. Por exemplo, o consumidor compra uma geladeira que custa 2 mil reais no parcelamento e ela passa a custar 5 mil reais. Quando analisamos os documentos vemos que não são juros, mas sim seguros como de vida, de apartamento, de roubo e garantia estendida. O crime se caracteriza em não informar o consumidor, crime de relação de consumo, e isso o Procon não permite”, concluiu.
Outra questão polêmica e que também pode enganar o comprador é o parcelamento facilitado, exclusivamente no cartão da própria loja de consumo. Vera Gomes explica que isso não se encaixa, necessariamente, um crime, mas que existem ressalvas.
“A loja pode criar essa fidelidade com o cliente. Porém, na hora de criar a propaganda para chamar o consumidor, as informações devem estar bem visíveis. O que não pode fazer é a propaganda e, na hora em que o consumidor for pagar com o seu cartão, ter juros e não comunicar que a facilidade era no cartão da loja. Isso também é prática abusiva e podemos autuar”, esclareceu.
Para fazer algum tipo de denúncia no Procon basta ir pessoalmente em alguma unidade, como no bairro do São João, do Pimentas e do Centro, solicitar atendimento pela internet, através do site procon.guarulhos.sp.gov.br, ou pelo telefone 151.








