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quinta-feira, março 28, 2024

Como aumentar o faturamento – Clientes novos ou antigos?

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Quando queremos aumentar o faturamento de uma empresa, de um negócio, temos sempre essa dúvida. O que vale realmente a pena investir – em conquistar novos clientes ou buscar e manter os antigos?

O primeiro ponto que quero destacar é a necessidade e até a disposição do empreendedor em investir para aumentar esse faturamento. Seja para buscar novos clientes, seja para reconquistar ou manter os antigos, é necessário investimento. Desde o marketing, treinamento de equipe, brindes, promoções, parcerias, toda e qualquer ferramenta a ser utilizada, demandará um investimento, seja financeiro ou em tempo e disposição.

Por exemplo, se você quiser buscar novos clientes, deverá investir em marketing. Impulsionar as redes sociais, divulgar nos jornais locais e isso demanda dinheiro e tempo. Se a opção for buscar os clientes antigos, deverá investir tempo em ligar para os clientes antigos, reavivar o relacionamento, treinar a equipe e isso tudo vai precisar de tempo!

Então primeiro você deve decidir o quanto está disposto a investir, tanto em tempo quanto em dinheiro para alcançar seu objetivo de aumentar o faturamento.

Agora vamos à decisão importante: como aumentar o faturamento? Buscando novos clientes ou reconquistando e mantendo os clientes antigos?

Vamos analisar as duas opções:

  1. Para conquistar novos clientes, é necessário sem dúvida alguma, um investimento em marketing. Impulsionamento em redes sociais, panfletagem, anúncios em jornais, revistas ou publicações específicas. Outdoors, carros de som, banners. Várias são as mídias nas quais podemos investir financeiramente. Mas, para buscar novos clientes também podemos trabalhar com um orçamento menor, no momento em que buscamos novas parcerias. Ao firmar parceria com uma academia da região, por exemplo, você precisará dar algum desconto ou brinde para agradar os clientes da academia que virão conhecer sua empresa. Logo, o investimento é bem menor e o alcance de público pode ser ainda maior.

 

  1. Para reconquistar e trazer de volta clientes antigos, o investimento será em tempo para ligar para cada um desses clientes, entender porque o cliente não vem mais, e o que o trará de volta! Mensagens de whatsapp, e-mails e até cartas serão ferramentas que também podem ser usadas para promover essa reaproximação.

 

 

  1. Para manter o cliente é necessário investimento constante em pesquisas, treinamento e manutenção do relacionamento. Para que o cliente esteja cada vez mais próximo a você, alguns pontos devem ser muito bem trabalhados, como o atendimento ao cliente, as técnicas usadas e perfil de cada profissional e a pesquisa constante da satisfação do cliente.

 

Então, qual melhor opção?

TODAS!

Isso mesmo, para aumentar o faturamento, você precisa investir tanto em buscar novos clientes, como em manter e reconquistar os antigos.

Quando você mantém o cliente encantado, ele mesmo irá fazer o melhor marketing que temos hoje: o boca a boca! Um cliente encantado, falará de você a amigos e fará questão de indicar sua empresa para quem ele conhece.

Profa. Ms. Giovana Quini

Mentora, Coach e Palestrante – Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas

Instagram – @gi.quini

Site – www.giovanaquini.com

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