29.9 C
Guarulhos
quinta-feira, fevereiro 12, 2026

QUANDO O PRAGMATISMO DEVE PREVALECER

spot_img
spot_img

o pragmatismo é um conceito filosófico do final do século 19 nos E.U.A, as suas premissas baseiam-se em ser prático, ser realista, em outras palavras aquele que não faz rodeio, que tem seus objetivos bem definidos, que considera o valor prático como critério da verdade.

Alguns consideram como fruto de diversos fatores antropológicos, da nossa colonização, da oralidade dos latinos. Fatores que se contrapõe a ter seus objetivos bem definidos e fugir do improviso, é se basear no conceito de que as ideias e atos são verdadeiros se servirem para a solução imediata de seus problemas.

Esse conceito é muito importante e merecedor de análise e aplicação nos mais diversos segmentos, pois ser pragmático demonstra respeito ao recurso tempo da outra parte, dado que exige a preparação e definição de expectativas para qualquer evento, reunião, projeto.

Não é possível você mensurar um resultado, sem referências, caso não tenha definida a expectativa. Portanto, sempre questiona em qualquer circunstância, qual o resultado esperado e conduza o processo para a conquista do objetivo, caso o objetivo não seja possível de atingir em determinado evento, o principal resultados será obter os determinantes que impossibilitaram.

Ser pragmático não implica em ser desonesto ou atingir os resultados a qualquer custo, pelo contrário, a definição de objetivos deve ser conduzida com bases nos valores, os quais não podem ser subestimados.

Ser pragmático envolve uma disciplina para isolar o principal do acessório, envolvendo inclusive, o cuidado com o discurso e a preparação do cenário para que o resultado possa ser atingido, o pragmatismo está diretamente ligado ao processo em que a ação e recurso humano são componentes.

Ser pragmático, para ilustrar, o professor numa aula deve estabelecer o objetivo de aprendizagem e conduzir todo o processo para aquela finalidade, não terá êxito com estatística, cujo teor das discussões seja a cor da camisa do professor ou seu time de futebol.

Pragmatismo envolve discussão, ação, conhecimento das funções executivas devem ser associadas aos objetivos estratégicos, os quais são desdobrados em ações de curto, médio e longo prazos, sem isso, a gestão tende não dar bons resultados.

Neste ponto, surge o desafio clássico da gestão: da transposição do conceitual “aquilo que queremos” com o prático “aquilo que os recursos possibilitam”, desafio que envolve altas doses de pragmatismo, para que não sejam desperdiçados em elementos abstratos e inatingíveis e cuja ineficiência seja percebida somente em médio e longo prazos.

No Brasil, em diversos segmentos, a ausência de pragmatismo é uma grande deficiência, onera e interfere na produtividade do país, uma das menores do mundo. Cabe destacar que no campo político, invariavelmente, o bom discurso é confundido com o discurso prolixo, o nosso legislativo insiste muitas vezes em negar uma ideia sem estabelecer outra concepção, e ignora-se que a ausência de mudanças conduz a vitória da distorção já estabelecida.

Devanildo Damião

Mestre e Doutor em gestão tecnológica

Pesquisador da Universidade de São Paulo

Coordenador Universitário de curso de administração.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas