29.9 C
Guarulhos
quinta-feira, fevereiro 12, 2026

Vencendo o medo

spot_img
spot_img

Dentre todas as emoções do ser  humano, o medo pode ser considerado o mais destrutivo, aquele sentimento que limita e inibe seu sucesso.

Engana-se aquele que vê no medo não é sinal de fraqueza. Ao contrário, trata-se de uma reação involuntária e muito natural com a qual o ser humano convive ao longo de vários momentos de sua vida.

Ter medo é ruim?

Não. Ele terá o papel fundamental de defendê-lo de perigos que poderão surgir. Em outras palavras, ele será imprescindível para garantir nossa sobrevivência.

Na busca ou desenvolvimento de carreiras é muito normal culpar o medo por não alcançar as metas e objetivos que vier a traçar. Será sempre a principal desculpa que usarão para justificar o fracasso, pois sua presença irá impedir de explorar todo o potencial limitando nosso crescimento.

Por este, motivo devemos entendê-lo. Reconhece-lo (medo) é aceita-lo, mas não significa que teremos que tê-lo conosco constantemente.

Criamos o medo em nós, e já que criamos também poderemos eliminá-lo de forma tranquila e, termos a situação controlada.

Mas se não houvesse medo nas pessoas tudo seria mais simples?

Bom, acredito que tudo seria diferente. As pessoas passariam a fazer qualquer coisa que colocariam cada vez mais suas vidas em riscos.

Imaginem os desafios que teriam em nossas vidas?

Faríamos coisas sem pensar nos perigos que correríamos.

Dessa forma, podemos dizer que o medo é benéfico. Ele seria uma espécie de trava que nos ajudaria a pensar nos riscos e consequências antes de fazermos algo e, consequentemente, a agir da forma correta.

Sim, o medo pode salvar vidas.

Como podemos vencer o medo?

Em primeiro lugar devemos nos lembrar de que ele sempre estará presente em nossas vidas nas mais diversas situações. Há sempre uma razão para ele estar ali, e muitas vezes podemos afirmar que foram adquiridos em nossa infância e muitas vezes através de experiências que vivemos que deixaram.

Por exemplo, se uma pessoa vivenciou um acidente de automóvel, ela passará a ter um medo muito grande de dirigir, impedindo-a de aprender a dirigir.

Através de um evento atual nossa mente associa a uma experiência sofrida, geralmente, profunda que nos deixou angustiado no momento e, temos receio de vê-la se repetindo. Por este motivo sentimos estar perdendo o controle, fora da realidade, ritmo cardíaco acelerado, e sudorese.

Como foi dito acima essa emoção foi criada por nós, e a boa noticia é que, assim como criamos também poderemos eliminá-la controlando a ansiedade que é um dos fatores que potencializa a sensação de medo. Dessa forma será possível visualizar aquilo que deseja e vence-lo.

Um coach, ajudaria a criar um projeto de vida onde teria foco e determinação dando pequenos passos em direção ao seu verdadeiro objetivo.

No caminho teremos sempre um novo conhecimento que, certamente, nos levará a uma nova duvida, que aumentará nossa curiosidade e que criará infinitas possibilidades de sucesso. Seremos modificados já que algo novo surgirá em nossas vidas que nos levará a ter mais ações. Com isso, o crescimento será inevitável, será algo libertador do medo. Novos medos surgirão mas estaremos no caminho certo, já conheceremos a forma de superá-lo e vencer.

Na vida somos todos aprendizes. Acertaremos e erraremos juntos, mas cresceremos sempre.

 

Marcio Sobrinho

Coach Especialista em Desenvolvimento Pessoal

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas