25.9 C
Guarulhos
quinta-feira, fevereiro 12, 2026

JOB TO BE DONE

spot_img
spot_img

As ciências sociais aplicadas são demandantes de desenvolvidas no contexto de alto impacto, todavia, os resultados considerando a complexidade são observados em médio e longo prazo e os nexos causais não são estabelecidos de forma simples.

A inovação pela sua transversalidade apresenta características que se assemelham a esse contexto, e a sua natureza permite ser observada enquanto produto, mas, inegavelmente a partir do nível de sistematização dos processos.

A inovação mais complexa, tratada como inovação tecnológica, envolve três elementos necessariamente: i) conhecimento (empírico, tecnológico ou científico), ii) a informação enquanto elemento de fluidez e atualização e a iii) a criatividade, considerando os recursos humanos, estímulo e formação de cultura apropriada.

Esses aspectos são determinantes e as evidências demonstram que quando gerenciados de forma adequada possibilitam retornos crescentes. Mas, não pode ser ignorado que é um desafio a sua adoção para os tomadores de decisão convencionais, isso decorre do fato que geralmente, o tempo de maturação do projeto e os resultados são obtidos em calendários orçamentários espaçados em relação aos investimentos.

Nesta seara, cabe destacar a contribuição do professor de Harvard, Clayton Christensen, um dos mais brilhantes intelectuais do nosso século e que infelizmente, nos deixou recentemente. A sua obra colocou luz sobre os conceitos de inovações de impacto, as inovações radicais, em que ele tratou como disruptivas pela característica de romper com as cadeias de fornecimento e logísticas existentes.

Agora, com a intensa necessidade de buscar soluções, mencionamos neste momento de intensa ansiedade dos empreendedores, uma das suas principais contribuições, no qual ensinava que as organizações deveriam ter o seu foco nas atividades a serem desenvolvidas, sendo que as mesmas eram derivadas das expectativas dos clientes, nas suas palavras o JTBD “jobs to be done”, o trabalho a ser feito.

Não tão distante dos conceitos de qualidade, com a sua premissa de foco no cliente, mas, a oferta de visão integradora de conceitos, os quais envolvem não somente a busca da padronização, mas avança e evolui para a superação das expectativas com base no conhecimento das suas características e intenções, e afirmando qual a ação que a organização precisa desenvolver para que o cliente tenha o serviços resolvido.

Qualquer empreendedor pode obter vantagens competitivas ao focar nas necessidades dos clientes, como subsídio para a organização das atividades, a satisfação da expectativa dos clientes é essencial, mas as necessidades podem trazer um diferencial e ao ser desdobrado na organização, evidenciará o trabalho a ser feito.

 

 

Devanildo Damião

Doutor e pesquisador em gestão tecnológica, coordenador técnico do Conselho de desenvolvimento de Guarulhos e Coordenador de cursos de graduação e pós-graduação na FIG UNIMESP.

 

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas