18.9 C
Guarulhos
terça-feira, fevereiro 10, 2026

Condomínios vivem “nova” rotina durante a pandemia

spot_img
spot_img

Distanciamento social e higiene constante são duas das informações mais ouvidas desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19), em meados de março. Aliás, exatamente estes são alguns dos desafios enfrentados pelos administradores de condomínios nestes cinco meses.

Inúmeras regras precisaram ser integradas aos estatutos de uma hora para outra, e claro, moradores, síndicos e demais funcionários ainda estão se adaptando a recente realidade. “É um momento ímpar em todo mundo. Nunca passamos por algo igual. Todos os condomínios estão buscando se reinventar. Alguns, inclusive, investindo na parte digital”, disse Rafael Zanin, proprietário do Villa Nova assessoria condominial.

Segundo Zanin, que administra mais de 100 empreendimentos em Guarulhos, diversos condomínios no município aproveitaram a ocasião para se informatizar, inclusive as assembleias ordinárias, que estão sendo online em boa parte deles.

Todos em casa, problemas a vista

A convivência entre moradores é outro ponto que está causando a famosa “dor de cabeça” aos síndicos e administradores neste novo jeito de convivência. O trabalho em casa foi a estratégia adotada pelas empresas no Brasil nesta pandemia, por isso, grande parte dos condôminos ficam em suas residências 24 horas por dia.

Além disso, com o fechamento das escolas temporariamente para aulas presenciais, as crianças dividem o espaço com seus pais, e claro, o que não falta é gente reclamando. ” A gente recebe reclamação por causa de barulho de crianças, ou pela reforma que o vizinho resolveu fazer. No meio disso tudo tem o síndico, que também vive um momento singular neste processo. É preciso ter compreensão de todos os lados. Acredito também que esta fase deverá servir para atualizar as regras de condomínio, de uma forma geral”, concluiu.

Em meio à essas questões, é fundamental que o síndico se atualize em relação as determinações legais do município, para que consiga tomar decisões equilibradas, sempre em concordância com a legislação.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas