Durante uma crise, o marketing é um grande – senão o maior – aliado dos negócios. Para manter os saldos positivos, é preciso imaginar possíveis cenários em curto, médio e longo prazo, avaliar as possibilidades de ação, planejar ações e reconhecer e/ou criar oportunidades. As estratégias devem ser traçadas de forma a se obter os melhores resultados com menos uso possível de recursos.
A crise que viemos atravessando, provocada pela necessidade de isolamento social em função do coronavírus tem exigido ações rápidas de marketing a fim de mitigar os efeitos negativos da queda das receitas. Nesse cenário, em que sair na rua se tornou sinônimo de correr risco de ser contaminado, as estratégias de marketing digital se fazem ainda mais necessárias para aproximar clientes e empresas.
Os dados mostram que o efeito do isolamento nas compras por meios digitais é instantâneo. Após a segunda quinzena de março e a segunda de abril (de 2020) – período mais efetivo da quarentena instituído pela maior parte dos estados e municípios –, os brasileiros realizaram 40% a mais de compras on-line em mercado e comportamento de consumo. Para muitas empresas, a internet, antes da pandemia da Covid-19 era mais um ambiente para os negócios. Entretanto, após o isolamento tornou-se a única opção ou principal alternativa para a comunicação com o público. A exposição de produtos, o fechamento de negócios e o acompanhamento.
No marketing digital, assim como em qualquer ação de marketing off-line, o cliente deve ser o foco de qualquer estratégia. E satisfazer seus clientes vai muito além de simplesmente oferecer um produto ou serviço. É preciso cativá-los e mantê-los através da oferta de conteúdos que lhes interessem, despertando-lhes a atenção e fazendo com que a jornada de compra se torne uma experiência bastante satisfatória.
Uma dica importante para crescer seu negócio e procurar para uma empresa qualificada, que possa transformação suas ações nas principais redes sociais em resultados. Desta forma, a triste experiência com a pandemia e a onda de coronavírus que devastou o país, pode se tornar uma opção de crescimento, readequação e história de sucesso. Eu recomendo a Gráfica e Comunicação Visual Quality Publicidade para cuidar da administração de redes e formação de uma rede de Adwords forte.
Possuem profissionais gabaritados e preparados para contribuir na com a migração para o sistema que detém o maior nível de crescimento atual e deve manter o crescimento nos próximos anos em negócios nas redes sociais e plataformas de mídia em marketing social e corporativo.
No marketing digital, assim como em qualquer ação de marketing off-line, o cliente deve ser o foco de qualquer estratégia. E satisfazer seus clientes vai muito além de simplesmente oferecer um produto ou serviço . É preciso cativá-los e mantê-los através da oferta de conteúdos que lhes interessem, despertando-lhes a atenção e fazendo com que a jornada de compra se torne uma experiência bastante satisfatória.
Gilberto Antônio Silva – Publicitário, apresentador, empresário e analista.








