Buscar inovação tornou-se fator de sobrevivência, mas também é a maneira de manter seus diferenciais competitivos no mercado.
Atualmente, fala-se muito no tema “inovação”, mas, do que se trata a inovação? Qual é a importância de inovar, o que faz de seu negócio algo inovador?
Inovação não significa apenas criar um produto novo, ou pensar ideias para mudar o negócio da empresa. O ponto da inovação tem a ver com criação de produtos, mas também com o desenvolvimento de novos modelos de serviços, buscar novos mercados, repensar seus processos internos, novos canais de distribuição, novas ferramentas tecnológicas etc.
Inovar é a melhor maneira de se diferenciar dos seus concorrentes, e isso reflete diretamente nas vendas e lucratividade do negócio. Além disso, propicia maior participação no mercado, abrindo oportunidade para novas parcerias e para se adquirir novos conhecimentos. Deve estar alinhada com a estratégia da empresa, e amparada por meios e mecanismos específicos em contínuo processo.
Ao indicar que a inovação deve refletir-se nas vendas e lucratividade reforçamos que, se não houver resultados positivos ao seu empreendimento ou negócio, não houve a correta implementação de um processo de inovação, tal situação, pode ser reflexo de alguma melhoria ou ajuste, mas não de inovação.
Importante que o empreendedor fique atento e busque responder algumas questões ligadas ao processo de inovação e modernização em seu negócio:
– O que posso fazer para tornar meu processo, produtos e/ou serviços melhores?
– O que eu ainda não tentei e que posso fazer para obter melhores resultados?
Assim, pode-se inovar em uma empresa de diversas maneiras; seja com uma política de redução de custos com processo de fabricação de um produto, ou até mesmo com a implantação de diferentes formas, ferramentas e métodos para atrair clientes e/ou mapear e qualificar novos fornecedores, buscando sempre resultados mais satisfatórios para o negócio, e assim por diante.
Tipos de Inovação
Um dos exemplos recentes e impactantes de inovação de produto foi a transição dos celulares para os smartphones, existem dezenas de exemplos de novos produtos, por conta da tecnologia: carros autônomos, drones, impressoras 3D etc.
A inovação de serviço acontece quando uma empresa adiciona novo serviço seu portfólio e, pode gerar mais benefícios ao seu cliente. Exemplo, as linhas áreas que no exterior têm uma categoria de voos mais baratos, mas com o serviço mais enxuto, outro pode ser o da Uber e 99 Taxi, que chegaram ao mercado com uma nova forma de mobilidade e, se converteram em empresas de grande peso, até em nível global. A própria Uber, tem em seu dna a busca por inovar-se com novos serviços, a exemplo do Uber Eats (entrega de comida), o Uber Black (carros de luxo) e o Uber Pool (dividir a corrida).
Quando mencionamos a Inovação em processos produtivos indicamos o objetivo de melhorar a capacidade produtiva de uma determinada operação ou de uma cadeia produtiva inteira e focar-se na redução de custos, maior produtividade, mais qualidade de produtos etc. No setor automotivo, um dos grandes exemplos de inovação, foi a primeira linha de montagem de veículos estabelecida por Henry Ford, na década de 20 passada; hoje temos linhas completas operadas por robôs.
Inovação de modelo de negócios inovadores podem ser notados no varejo brasileiro, com empresas como Magazine Luiza – Marketplaces – negócios especializados em fazer o intermédio entre compradores e vendedores.
Inovação tecnológica é um tipo de inovação que trata da adição de novas tecnologias a um produto ou serviço, por exemplo, o wi-fi, os carros autônomos; os bancos digitais etc.
A Inovação logística, trata do transporte e distribuição de um determinado produto ou serviço, cujo foco é aumentar a velocidade das entregas, aumentar a eficiência ou criar formas de chegar aos consumidores, a exemplo da Amazon e a Mercado Livre.
Inovação em Marketing, não está relacionada só com publicidade e propaganda, mas com formas de se captar clientes em um negócio, através do uso de redes sociais, automação de marketing, growth hacking (técnicas de crescimento exponencial para uma organização), etc. Empresas como a Hubspot são ícones nesse segmento.
O mercado se converteu em uma arena super competitiva, com altos níveis de incerteza e altas demandas por parte dos clientes. Para sobreviver, as empresas devem diferenciarem-se através da inovação continua, seja pela oferta de novos produtos e/ou serviços, seja proporcionando novas experiências aos consumidores, e ampararem-se em pilares que incluem ferramentas e tecnologias adequadas. Interessante, não é mesmo?
*Jose Vitorelli é especialista em Negócios Internacionais, Supply Chain e Inovação de Negócios.








