20 C
Guarulhos
quinta-feira, março 28, 2024

Governo de SP reforça parceria com prefeituras para enfrentar pandemia

spot_img
spot_img

O Governador João Doria participou nesta terça-feira (1º) de videoconferência com prefeitos e autoridades locais de saúde de 62 cidades em atenção após aumento de casos e internações por COVID-19. O Estado reforçou a parceria com os municípios e pediu a ampliação de testagem, rastreamento de casos confirmados e suspeitos, uso obrigatório de máscaras e fiscalização rigorosa contra aglomerações e festas clandestinas.

A reunião também teve a participação do Vice-Governador Rodrigo Garcia e dos Secretários de Estado Jean Gorinchteyn (Saúde), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional), Patricia Ellen (Desenvolvimento Econômico) e Flavio Amary (Habitação). Para o Governador, a colaboração dos prefeitos é fundamental para que o Plano São Paulo de controle da pandemia e flexibilização de atividades permita novas progressões em janeiro.

“Em nome da preservação da vida, vamos precisar muito da cooperação de todos assim como já obtivemos ao longo dos meses, mas especialmente neste final do ano. Reconhecemos que as pessoas estão cansadas dado o longo período dessa pandemia. Mas, até a chegada da imunização com as vacinas, não temos outra arma senão a proteção com máscaras, uso de álcool em gel e higienização das mãos, com distanciamento social e evitar aglomeração de pessoas”, declarou Doria.

O Secretário de Saúde explicou aos prefeitos que a ampliação das taxas de testagem é uma arma para monitoramento e controle da pandemia. Diagnósticos positivos precisam ser acompanhados de rastreamento das pessoas que tiveram contato com o paciente, mesmo que estejam assintomáticas.

“Temos que testar os pacientes que têm pouco sintomas, como dor de garganta, nariz entupido e febre. E todas as pessoas que estiverem no entorno, os contactantes também devem ser monitorados do ponto de vista clínico e, se necessário, a testagem. Testar de forma precoce e isolar os pacientes é controlar a disseminação do vírus na nossa população”, disse Gorinchteyn.

Em outra frente, o Secretário de Desenvolvimento Regional pediu que as Guardas Civis e a Vigilância Sanitária dos municípios sejam rígidos para coibir aglomerações em ambientes públicos e privados. A solicitação foi reforçada pelo Vice-Governador, uma vez que eventos irregulares e desrespeito às normas de distanciamento social podem ter facilitado a reaceleração do contágio entre jovens e adultos.

“Essa reunião é fundamental para apresentarmos ações de controle da pandemia em todo o estado para continuar avançando na retomada de atividades, mas preservando vidas”, declarou Vinholi. “Temos que ter um estado de atenção, e não de alarmismo. O combate à pandemia está nas nossas mãos e nas da sociedade. Quero agradecer a prefeitas e prefeitos por este esforço”, acrescentou Garcia.

O Governo de São Paulo vai garantir apoio da Vigilância Sanitária Estadual a ações municipais e aumento de operações na Grande São Paulo, interior e litoral. A Polícia Militar também pode ser acionada pelas equipes locais para garantir a segurança de fiscais, principalmente em ações noturnas.

Os municípios em atenção possuem mais de 70 mil habitantes e apresentam, segundo a atualização mais recente do Plano São Paulo, ocupação média de leitos acima de 75% ou aumento de internações em mais de 10%, na comparação dos últimos sete dias com o mesmo período anterior.

As cidades monitoradas para reforço no controle da pandemia são:

1. Americana
2. Araraquara
3. Araras
4. Arujá
5. Atibaia
6. Barretos
7. Barueri
8. Bauru
9. Bebedouro
10. Caçapava
11. Caieiras
12. Caraguatatuba
13. Carapicuíba
14. Catanduva
15. Cosmópolis
16. Cubatão
17. Diadema
18. Embu das Artes
19. Ferraz de Vasconcelos
20. Franca
21. Francisco Morato
22. Franco da Rocha
23. Guaratinguetá
24. Guarujá
25. Guarulhos
26. Indaiatuba
27. Itanhaém
28. Itapecerica da Serra
29. Itapetininga
30. Itapeva
31. Itapevi
32. Itapira
33. Itaquaquecetuba
34. Itatiba
35. Jaboticabal
36. Jacareí
37. Jandira
38. Leme
39. Lins
40. Mairiporã
41. Marília
42. Mogi das Cruzes
43. Mogi Guaçu
44. Ourinhos
45. Paulínia
46. Pindamonhangaba
47. Piracicaba
48. Poá
49. Presidente Prudente
50. Ribeirão Pires
51. Salto
52. Santa Bárbara d’Oeste
53. Santana de Parnaíba
54. São Carlos
55. São José dos Campos
56. Sorocaba
57. Sumaré
58. Suzano
59. Taubaté
60. Ubatuba
61. Valinhos
62. Votorantim

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas