22.1 C
Guarulhos
sexta-feira, fevereiro 13, 2026

STEM – A URGÊNCIA DE NOVAS MANEIRAS DE EDUCAR OS JOVENS

spot_img
spot_img

DESTAQUES:

  1. A BASE DE COMPARAÇÃO COM A CORÉIA DO SUL
  2. CIÊNCIA, TECNOLOGIA, ENGENHARIA E MATEMÁTICA COMO ESTRUTURA.
  3. O MOMENTO DE MUDANÇA NO BRASIL PARA FAZER FRENTE A NECESSIDADE DE AUMENTO DA PRODUTIVIDADE.

Ao utilizar bases comparativas entre países no que tange ao desenvolvimento de ciência e tecnologia, invariavelmente, surge um recorte nos anos 70s e as características de Brasil e Coréia do Sul, os quais na ocasião apresentavam indicadores similares.

Hoje, a situação é bastante diferenciada, decorrente do salto qualitativo da Coréia do Sul. Nosso papel: consumir os produtos dos amigos orientais, na indústria automobilística, equipamentos eletrônicos e outros de áreas de alta tecnologia.

A evolução coreana não foi fruto de eventos espontâneos ou iniciativas “isoladas do mercado”. Fica latente que sem o necessário poder de indução do governo e políticas públicas, fundamentais para o sucesso, dentre elas: aposta na capacitação da mão de obra, o desenvolvimento de um sistema de inovação robusto e apoio às empresas.

É inegável que a produtividade de um trabalhador sul-coreana é superior comparada ao brasileiro, pois ele possui conhecimentos superiores, derivados da capacitação. Esses quando aplicados possibilitam maior rendimento, quando observados os resultados obtidos, relativizados com a aplicação de recursos (produtividade).

Desculpando-se antecipadamente, urge a importância de alterar o foco dos elementos explicativos para a análise de hipóteses, as quais podem alterar o cenário de forma positiva. O desafio é encontrar alternativas que impactem a formação dos jovens, com metodologias capazes de superar as lacunas estruturais.

O STEM surge como alternativa com grande encaixe, derivado de um movimento global que propõe metodologias de ensino baseadas em quatro disciplinas específicas: S Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), integradas em abordagens interdisciplinares e inovadoras, o pano de fundo conceitual é replicar a forma como lidamos com os problemas no mundo.

Importante destacar que todo o paradigma educacional é alterado, com o foco centrado principalmente em projetos e desafios, em vez de apenas aulas expositivas. Mas, a aplicação é transversal e a abordagem se caracteriza por estimular a curiosidade, e a constante excitação do aprendizado, com os alunos tendo participação ativa, procurando a comprovação empírica para o que acabaram de aprender.

Os americanos ao perceber que estavam perdendo competitividade decorrente da pouca qualidade de mão de obra buscaram soluções e começaram a integrar gradualmente as quatro disciplinas.

É o momento do país dinamizar esse processo, integrando as experiências de sucesso dos modelos mais desenvolvidos como o alemão, apoio a massificação do ensino técnico e aproveitando-se de experiências bem-sucedidas como por exemplo do sistema S.

Utilizando a metodologia STEM: o momento é de somar forças, conhecimentos e tecnologias para alterar o vetor de capacitação e direcionar o país rumo desenvolvimento sustentável.

Dr. Devanildo DAMIÃO.

Administrador, professor Universitário, pesquisador, especialista em gestão de projetos, recursos humanos e inovação. É Mestre e Doutor em gestão tecnológica.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas