O encontro, que foi realizado na FIG-Unimesp, reuniu o vice-presidente da OAB nacional, Luiz Viana, e o pré-candidato de São Paulo, Leonardo Sica
A eleição para escolher os novos presidentes da OAB de São Paulo e de Guarulhos está marcada para o dia 25 de novembro. Oficialmente, a campanha começa em outubro, mas na última quinta-feira (9 de setembro) mais de 130 advogados guarulhenses estiveram reunidos para discutir eleição, prerrogativa e representatividade na advocacia.
O evento, que foi realizado na Faculdade Integradas de Guarulhos (FIG-Unimesp), reuniu várias personalidades do mundo jurídico, como o vice-presidente da OAB nacional, Luiz Viana Queiroz. Em seu discurso, ele defendeu eleições diretas para o Conselho Federal. “O voto direto não é garantia que a escolha seja melhor, mas dá legitimidade e reforça a democracia numa instituição que luta por transparência”, ressaltou.
Este também foi o tom do discurso do criminalista Alberto Zacharias Toron. “É preciso discutir eleição direta, voto proporcional e maioria qualificada (50% mais um). Ainda não dá para a eleição deste ano (gestão 2022-2024), mas precisamos debater o assunto já para o outro triênio (2025-2028)”, observou Toron, que já foi candidato à presidência da OAB de São Paulo em 2012.
União
Por outro lado, o pré-candidato à presidência da OAB de São Paulo, Leonardo Sica, defendeu a necessidade de união e de propostas que estejam de acordo com o que a advocacia almeja. Sica foi presidente da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP), no período de 2015-2016, e atualmente é presidente do Movimento 133, que foi criado em homenagem ao artigo 133, da Constituição Federal, que garantiu a inviolabilidade do advogado.
“Temos de lutar para que a OAB tenha um trabalho mais atuante em favor da classe advocatícia, principalmente, aqueles que prestam serviços na Assistência Judiciária. A voz da advocacia é também a voz do cidadão”. A advogada Patricia Vanzolini ressaltou a importância da mulher nos cargos de comando da entidade.
Já o advogado Abner Vidal, tesoureiro da OAB de Guarulhos e pré-candidato à presidência da OAB de Guarulhos (57ª Subseção), destacou o protagonismo da advocacia guarulhense no cenário paulista e nacional. “A OAB tem de estar onde o advogado está. É preciso investir na descentralização e em iniciativas como a do Pólo Bonsucesso e Escolinha da Advocacia”.
Guarulhos é hoje a maior subseção da Grande São Paulo, com 6.500 advogados. A OAB de São Paulo é a maior seccional do país com 254 subseções e representa em torno de 450 mil advogados, quase 5 mil estagiários e 33 mil sociedades inscritas.
Participaram do evento: Eduardo Ferrari (atual presidente da OAB de Guarulhos), Ivany Tavares (vice-presidente da OAB de Guarulhos), os advogados Alexandre de Sá Domingues, Vianei Principato, Ana Paula Menezes, Rodrigo Prates, Regina Pegoraro.










