24.3 C
Guarulhos
sexta-feira, fevereiro 13, 2026

IPTU e IPVA, pagar à vista com desconto ou parcelar?

spot_img
spot_img

Acabaram as festas de fim de ano. Muitas comemorações, festas, famílias unidas. Muitas superstições, cores de roupas, pular ondas, etc. Enfim, tudo isso passou, agora vamos encarar o início do ano e com ele algumas contas que já são de praxe.

Despesas escolares como matricula, materiais, uniforme. Alguns impostos que são pagos no início do ano e os famosos IPTU e IPVA.

Nesse artigo vamos falar especificamente do IPTU e do IPVA.

IPVA

O IPVA é o imposto sobre propriedade de veículos automotores e é pago uma vez por ano, sempre no início do ano. Os vencimentos variam de acordo com a placa do veículo.

Nesse mês de janeiro o governo disponibiliza um desconto de 9% para pagamento do valor integral à vista e parcelamento em até 5 parcelas com 5% de desconto pagando até o vencimento. Veja tabela abaixo:

IPTU

O IPTU é o imposto predial territorial urbano, que é o imposto de quem possui imóvel, seja residencial, seja comercial.

Na cidade de Guarulhos, a prefeitura disponibiliza um desconto de 10% para pagamento do valor integral à vista até a data de vencimento da 1º parcela.

A dúvida que fica é: pagar à vista ou parcelado?

Não há uma resposta correta a essa pergunta. A orientação é que cada pessoa analise as suas finanças para adequar o que for melhor para si.

Mas vamos a algumas orientações.

RESERVA FINANCEIRA

Na educação financeira sempre falamos da importância de termos uma reserva financeira para nos dar sustentabilidade. Essa reserva pode ser utilizada tanto em momentos de emergência como momentos de oportunidades. Mas devemos ter em mente que temos que ter essa reserva.

Então, no caso de termos uma reserva, o pagamento do IPTU e IPVA pode ser feito à vista?

Vamos analisar da seguinte forma: caso você tenha o valor de reserva = o valor dos impostos e ao pagar, mesmo com desconto, vai se descapitalizar, ou seja, vai acabar com a sua reserva, a sugestão é que pague parcelado e guarde a sua reserva. Lembre-se, não podemos ficar sem essa reserva.

Agora, no caso de ter um valor de reserva que exceda o valor do pagamento à vista e ainda fique com uma boa reserva, ou melhor, se você criou uma reserva para o pagamento desses impostos. Pode aproveitar o desconto e pagá-los à vista.

Quanto a pagar parcelado, é importante que as parcelas caibam no seu orçamento para que não corra o risco de ficar inadimplente. Para isso, é importante ter um orçamento bem definido e verificar se será necessário economizar em outros gastos para adequar a parcela do imposto.

Então a melhor coisa a se fazer é avaliar sua situação financeira e verificar o que se adequa melhor a sua realidade, de acordo com os seus ganhos, seus gastos e o seu orçamento financeiro pessoal.

Aliás, fique ligado que se você não faz um orçamento financeiro pessoal ou se ele não tem trazido resultados efetivos, vamos falar sobre ele no próximo post.

Até lá.

Rafaell Martïns é Educador Financeiro formado pela DSOP, associado a ABEFIN e Pós Graduando em Gestão Empreendedora e Educação Financeira. Atua com Palestras, Workshops e Mentorias de Educação Financeira pela Metodologia DSOP.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas