Todo mundo gosta de descrever tendências. Eu também, mas costumo seguir uma rota contrária a algumas tendências alternativas, enquanto desafio as preferidas. Existem algumas tendências de negócios que todos parecem endossar, como sustentabilidade, IA e a aceitação em larga escala da criptomoeda.
Vamos estipular desde o início que a distinção entre tendências de negócios e tecnologia se foi – o que é bom, porque tendências de negócios são tendências de tecnologia e tendências de tecnologia são tendências de negócios. Quer as empresas acreditem ou não, em maior ou maior medida, todas as empresas são empresas de tecnologia – uma tendência que agora é perpétua.
Tendências que importam e aquelas que não importam
Muitas dessas tendências parecem estar na moda, mas pode haver algumas perspectivas contrárias que devemos considerar. Vamos fazer uma ordem curta da longa lista.
Sustentabilidade
A sustentabilidade é uma tendência legítima - consumo consciente –
Grande parte da importância dessa tendência depende da ação regulatória e da aplicação da legislação que surge.
A invasão russa da Ucrânia já mudou o debate em torno dos combustíveis fósseis.
Humanos versus robôs inteligentes
800 milhões de empregos serão perdidos devido à automação até 2030.
Começará como uma parceria – “Inteligência Artificial híbrida” – e terminará com o deslocamento total.
Claro, haverá novos empregos criados, mas as habilidades necessárias para adquirir esses empregos estarão muito além do alcance dos deslocados.
Bancos de talentos
O conjunto de talentos para o Futuro do Trabalho e a 4ª Revolução Industrial é fraco e, Uma campanha massiva de reequipamento e reeducação tecnologica está atrasada. Sim, o trabalho temporário substituirá os “trabalhos” tradicionais, mas a principal pergunta é : “quem fará os trabalhos baseados em tecnologia do futuro?.
Estruturas Organizacionais
O trabalho remoto torna as estruturas organizacionais tradicionais obsoletas, mas como devem ser as novas estruturas? Estruturas hierárquicas são desprezadas por todos, mas eu diria “não tão rápido”. Questão do gerenciamento por tarefa com responsabilidade e responsabilidade claras.
Autenticidade e Propósito
As marcas manipulam clientes e clientes há décadas. A “autenticidade” está envolta em manipulação. Clientes com experiência digital caem cada vez menos em mensagens manipuladoras, mas muitos permanecem vulneráveis. As conexões emocionais com empresas, produtos e serviços diminuirão, não aumentarão, especialmente à medida que a automação se consolida e nossa interação com as empresas é definida por bots. Mídias sociais e reportagens investigativas também podem destruir uma marca em uma hora. A última coisa que as empresas – em uma era de volatilidade e divisão política – devem fazer é “tomar posição”. O mesmo para mensagens propositais: clientes e clientes sabem que as empresas existem para ganhar dinheiro para seus “stakeholders” e acionistas – o que é bom – mas entrar em brigas políticas só tem desvantagens financeiras.
Coopetição e Integração – Supply Chain Frageis
Aprendemos que as cadeiras de suprimentos são frágeis – mas necessárias. As empresas devem otimizar seus relacionamentos de canal e integrar o maior número possível de funções e transações: sem pensar. Mas não é interessante como grandes filosofias de manufatura como “just-in-time” (JIT)” simplesmente não funcionam com as cadeias de suprimentos globais de hoje? Novas filosofias – e investimentos – estão atrasadas.
Novo financiamento
Crowdfunding é onde as empresas que não podem gerar financiamento de fontes tradicionais buscam dinheiro. Kickstarter e Indigogo são divertidos como ferramentas de marketing, mas não fontes de financiamento de bolso. Bitcoin e Ethereum se estabelecerem como as principais criptomoedas.
Trabalho remoto
Essa tendência é real porque atende a interesses de ambos os lados da equação,Enquanto os empregadores adoram reduzir o espaço de escritório caro, há muitos investidores imobiliários, desenvolvedores e gerentes de propriedades menos entusiasmados com as tendências.
Análise de dados
A análise de dados evoluirá. Ele será habilitado por data lakes e malhas – e especialmente aprendizado de máquina. A proteção de dados é uma tendência contínua. Em última análise, insights avançados resultarão de análises aumentadas.
Inovação do modelo de negócios
Apesar do que podemos dizer a qualquer um que esteja ouvindo, a maioria das “inovações” é incremental, não disruptiva. O desafio é percorrer em direção à inovação disruptiva – cada vez mais com a ajuda de “outsiders”. Isso é extremamente difícil para os operadores de mercado avessos ao risco, e é por isso que os novos entrantes são tão bem-sucedidos.
Automação
A automação é uma oportunidade e uma ameaça. As empresas perseguirão a automação tão rápido quanto ela gerar economia de custos e geração de receita. Esta tendência está bem encaminhada e nunca vai parar.
Finanças Descentralizadas
Blockchain está dando passos de adoção menores do que muitos consultores e especialistas previram. É notavelmente expandido de criptomoeda para contratos inteligentes. Mas outras aplicações – como votação – permanecem nas listas de desejos. Há também uma questão ambiental que está ganhando força e pode transformar o blockchain em um jogo de sustentabilidade - não é bom para bloqueadores e atacantes.
Interfaces Virtuais
A maneira como interagimos com todas as coisas digitais está obviamente evoluindo. A Inteligênca Artificial de conversação mudará as interfaces mais rapidamente do que todas as outras tecnologias de interface combinadas, e até o Metaverso.
“Criptomoeda será o rei”
A resposta a essa tendência é “talvez”. Tudo depende da aceitação no nível corporativo (no nível governamental também). Como sugerido, “está previsto que em 2022, a criptomoeda se tornará mais amplamente aceita como fonte de pagamento. Várias grandes empresas já estão aceitando pagamentos em Bitcoin.” Muito mais serão necessários para que as criptomoedas se tornem o rei de qualquer coisa. Se isso acontecer, podemos conversar. Mas se isso acontecer, os governos e os bancos que os influenciam tão profundamente reagirão agressivamente para regular e tributar as transações de criptomoedas. Este é um longo caminho para terminar.
Tecnologias de Ciências da Vida
Difícil discordar aqui. As ciências da vida, especialmente no contexto da medicina personalizada, continuarão a explodir. “Também prevejo o desenvolvimento da medicina personalizada por meio de avanços na tecnologia genética.” Já está bem encaminhado. Os modelos de negócios aqui acompanham perfeitamente o ritmo da descoberta genômica.
Expansão do uso da Internet 5G-6G e via satélite
As previsões em torno da largura de banda são fáceis. Sim, ele continua ficando mais amplo e mais rápido. O impulso para a cobertura onipresente é ainda mais fácil de prever. Então, não há muito novo aqui. 5G-e-6G? Claro, embora aqui também a política do governo (e o financiamento) determinem o ritmo da cobertura – que ainda está abaixo do esperado nos EUA.
Computação de alto desempenho se torna mainstream
Tudo depende da definição de “mainstream”. e “alta performance”. "Promissor?" Absolutamente. Mas a devida diligência não está completa em relação a quando a Quantum se tornará “mainstream” – como mainstream, por exemplo, como computação de ponta. Essa tendência parece ótima, mas levará mais alguns anos para amadurecer.
“Segurança na Internet e Privacidade Dominam”
A privacidade acabou. Ele morreu quando os modelos de negócios e processos que monetizam dados pessoais e corporativos enriqueceram tantas pessoas. É simples assim – e se expandirá, apesar dos fracos esforços para dar aos “usuários” a opção de proteger seus dados ou o movimento em direção a uma nova Internet – Web 3.0 – onde as pessoas estão no controle de seus dados, onde a Internet “descentralizada .” Dito isso, o número de crimes cibernéticos está aumentando; mais regulamentação está muito atrasada.
“O Metaverso vai brilhar”
Metaverso é uma descrição fascinante de um mundo digital imersivo e futuro, mas ainda está no estágio imaginativo. Ela se desenvolverá ao longo do tempo, à medida que os principais players definirem o espaço competitivo e a tecnologia capacitadora se desenvolver. Ainda há muita incerteza sobre como realmente funcionará, como serão os modelos de negócios, quem serão os fornecedores e a trajetória de adoção. Nós “esperamos que o metaverso seja imersivo, onipresente e de acesso livre?” Dificilmente será gratuito. Será que “será focado digitalmente e potencialmente envolve entretenimento, conexão social, produtividade no trabalho e modificação de comportamento em escala”? Provavelmente. “Isso criará um ecossistema inteiro para desenvolvedores, aplicativos, anúncios e novas inovações digitais”. Com certeza, desde que haja dinheiro para pagá-los. Pedaços deste mundo surgirão nos próximos anos, à medida que ideias digitais cada vez mais interessantes se desdobram. Até este ponto, o principal resultado da discussão do Metaverso foi nos distrair dos problemas maiores do Meta (Facebook) no Instagram, que permanecem inquietantes para dizer o mínimo. (se você já se esqueceu dos Haugen Papers, pode culpar o Metaverso: funcionou.)
Robótica
Essa tendência é sólida. Assim como a IA e o aprendizado de máquina, a tecnologia robótica economiza e gera dinheiro. Todos os tipos de robôs vão povoar nossas casas, escritórios, fábricas, escolas, lojas – em todos os lugares – dentro de cinco a sete anos. Agora você poderá, inclusive comprar seu próprio cão quadrúpede.
Energia renovável
Um enorme modelo de negócios de energia renovável já está se desenvolvendo. Independentemente do absurdo político que cerca o setor, à medida que os lucros continuam a crescer com o desenvolvimento e a aplicação da tecnologia “verde”, a política se acalmará: Nos próximos cinco anos, todo mundo vai conseguir. À medida que o mundo se move para os veículos elétricos, a energia alternativa se tornará ainda mais essencial. Infelizmente guerras que envolvem energia fossíl causam retrocessos.
Tendências seguras versus tendências incertas
As tendências de negócios estão se revelando hoje que permitem tendências de tecnologia de negócios “seguras”. As tendências disruptivas são mais difíceis de identificar e nunca estão completamente certas – o que é bom. A macro mudança para o digital será caracterizada por uma ampla automação, que é a principal lição dos analistas e dos analistas inspirados. Todas as tendências de tecnologia de negócios acima acontecerão até certo ponto, mas muitas serão mais lentas para se materializar do que os especialistas prometem. Alguns podem nunca acontecer. As empresas devem se preparar para as macrotendências identificadas acima. “Digital” será amplo e profundo. As empresas devem designar equipes para rastrear tendências e avaliar o impacto que terão em seus produtos e serviços.
Jose Vitorelli é especialista em Inovação de Negócios, Comércio Internacional e Vendas
Contato - e-mail – jose.vitorelli@outlook.com e whatsapp – 11 99382-2202








