26.6 C
Guarulhos
sábado, fevereiro 14, 2026

Saiba como o condomínio deve se prevenir em relação à dengue

spot_img
spot_img

Se tem algo que o mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypti, gosta é de condomínio, por causa da diversidade de locais e quantidade de pessoas.
Segundo dados da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), 90% dos focos da dengue estão nas residências, incluindo prédios.

De primeira, já reforço que é fundamental o condomínio eliminar qualquer concentração de água parada, ainda mais neste período de chuva, que normalmente se prolonga até maio.
Por isso, é importante o síndico instaurar vistorias periódicas e cuidar da limpeza de locais que possam ter acúmulo de água, como jardins, piscinas, lajes, calhas e fosso do elevador. Uma escala diária para o zelador cumprir diariamente irá ajudar neste processo.

Neste caso também, uma comunicação maciça por meio de campanhas de conscientização pode trazer bons resultados. Crie uma cartilha com dicas e exemplos de como eliminar os focos e compartilhe no grupo de whatsapp do condomínio ou distribua uma cópia impressa para cada morador e funcionário.
O que pouca gente fala é sobre a localização do condomínio. Como assim Zanin? Se você mora ao lado de um terreno baldio, além do sindico manter um cronograma reforçado de limpeza, ele deve acionar a Prefeitura da cidade para que sejam tomadas as devidas providências.

Para evitar que as áreas comuns do condomínio virem foco de dengue, destaquei algumas dicas como:

-Manter as lixeiras do condomínio bem fechadas;
-Manter as calhas sempre limpas e sem pontos de acúmulo de água;
-Verificar semanalmente se existe acúmulo de água nos fossos do elevador. Caso esteja, providencie o escoamento por bombeamento;
-Manter os vasos sanitários sem uso diário sempre tampados e acionando a descarga semanalmente. Caso eles não possuam tampa, vedar com saco plástico aderido com fita adesiva. Se não for possível a vedação, acione a válvula semanalmente, adicionando a seguir duas colheres de sopa de sal;
-Tratar a água das piscinas com a quantidade adequada diariamente. Já piscinas sem uso frequente, reduza o máximo possível do volume de água e aplique, semanalmente, cloro na dosagem certa;
Com medidas simples, o seu condomínio estará protegendo a saúde dos funcionários e moradores, contribuindo para o controle da dengue da sua cidade!

Rafael Zanin – Diretor da Vila Nova Assessoria Condominial

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas