Na noite da última terça-feira (25), o teatro Padre Bento foi palco do lançamento da revista “Negros que fazem a Diferença”, uma iniciativa da empreendedora Social e fundadora da ONG Fazendo a Diferença, Keiko Nabeshima. Homenagens e histórias inspiradoras marcaram a celebração que contou com advogados, juízes entre outras personalidades de Guarulhos.
O vice-prefeito e Secretário da Cultura da cidade, Profº Jesus, foi um dos homenageados e elogiou a realização do evento, relembrando a importância da luta e resistência contra o racismo. “O negro nesse Brasil é sinônimo de resistência, de luta, e garra”, disse.
O Dr. Jorge Augusto da Conceição, Corregedor Geral do Município de Guarulhos também destacou que a iniciativa foi capaz de demonstrar que ,apesar dos problemas estruturais na sociedade, os quais são interligados com o racismo estrutural ainda enraizado em nosso país, o negro quando tem acesso aos espaços de educação e cultura, em que pese o distanciamento social é capaz de alcançar posições que anteriormente eram ocupadas predominantemente por pessoas brancas. “A Luta pelo rompimento do racismo é diária, mas como já afirmado por Michelle Obama, não podemos esperar a igualdade do mundo para começar a nos sentir vistos. Estamos longe disso. Não dá tempo”, comentou.
Autoridades da cidade, como o Dr. José Aparecido Sanches Severo, delegado da Seccional do Município, além da Dra. Janir Aparecida, escrivã de polícia chefe da Seccional de Guarulhos, e o investigador chefe, Jackson Camilo (Delegacia do Meio ambiente), também abrilhantaram o evento. “A gente precisa mais do que dizer não ao racismo. Dizer sim à igualdade racial. O prêmio é para reconhecer essas pessoas, que estão atuantes em prol de um mundo mais antirracista e com mais igualdade de oportunidades para todos”, concluiu Keiko Nabeshima.








