21.9 C
Guarulhos
domingo, fevereiro 15, 2026

Churrasqueira na varanda, pode?

spot_img
spot_img

Churrasco com os amigos é a receita perfeita num final de semana. Agora, e se você mora em apartamento, o “churras” está liberado?
Se o seu “ap” já tem churrasqueira, com exaustão correta, não há nenhum problema.
Entretanto, quando o morador opta por utilizar churrasqueira portátil na varanda, pode, por exemplo, incomodar os vizinhos.

Isso porque as churrasqueiras de alvenaria, que já são entregues junto com a unidade, contam com um sistema de exaustão que percorre todo o edifício – evitando que a fumaça e o cheiro se espalhem para outros andares.

Logo, a fumaça é o vilão da história. Então, a churrasqueira com carvão também está descartada.

Por isso, você pode optar por uma churrasqueira elétrica. Porém, verifique se a fiação e o quadro de força da unidade do apartamento estão dimensionados para isso e preste muita atenção com a fumaça para não incomodar os vizinhos.

Dito isso, a verdade é que não há uma receita pronta para todos os condomínios lidarem com essa situação. Aqui vai aquela dica que sempre coloco nos textos:

Leve o tema para assembleia, caso a convenção ou o regulamento interno não contemplem o assunto. Dividir com os moradores essa tomada de decisão é fundamental para o síndico, para o bom andamento do condomínio e para a convivência harmoniosa entre os vizinhos.

Rafael Zanin – Presidente da Assincon –

Diretor da Vila Nova Condomínios

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas