Ter uma experiência profissional no exterior, oportunidade econômica considerando uma moeda mais forte, ou até mesmo ter uma qualidade de vida superior são alguns motivos que, de acordo com o Relatório Global de Contratações Internacionais realizada pela empresa global de recursos humanos Deel, levam muitos profissionais a optarem por trilhar esse caminho. O Relatório também destaca que o Brasil está entre os cinco países com mais profissionais trabalhando para companhias estrangeiras.
De acordo com Simone Pimenta, Diretora de Recursos Humanos para América Latina da Danfoss, multinacional Dinamarquesa líder global nos setores de refrigeração, ar condicionado, climatização, automação industrial e hidráulica móbil para segmentos variados, o Brasil é reconhecidamente um país exportador de profissionais.
“A qualificação profissional, aliada ao perfil do trabalhador brasileiro, que é dedicado e versátil, colaboram pela preferência desse tipo de profissional no exterior. Inclusive um dos destaques que, em visita recente ao Brasil, nosso Presidente & CEO, Kim Fausing, trouxe, foi a qualificação das pessoas que a Danfoss promove no nosso País”, ressalta a executiva.
O intercâmbio profissional é uma constante em multinacionais. Neste sentido, a Danfoss estabeleceu um programa interno chamado Growing Together, que visa qualificar e reter talentos em programas de estágio da companhia para suprir a demanda por profissionais em constante movimentação na multinacional. “Esse programa é uma forma de estarmos preparados para as frequentes mudanças em nossos quadros. Temos bons exemplos de colaboradores que, ainda jovens, são recrutados para operações em plantas da Danfoss no exterior”, comenta Simone.
Um exemplo prático ocorreu com Fernando Pereira Rosa, 32, que ocupava a função de gerente de operações na planta fabril da Danfoss em Osasco – SP. Em 2020, assim que os voos após o período mais agudo da pandemia foram retomados, Fernando emigrou com a família para o México, em uma oportunidade buscada pelo profissional para atuar também no gerenciamento fabril de uma planta similar à brasileira.
Fernando gerenciou a fábrica da Danfoss no México até dezembro de 2022. Por conta de um programa de mentoria da Danfoss, o colaborador esteve em contato com outras operações da companhia, que despertaram seu interesse. “Com a minha missão concluída no México, eu procurava novas possibilidade em outras áreas, a Danfoss estimula essas iniciativas por meio de programas de mentoring. Graças a essas trocas com outros executivos, veio o convite para atuar em vendas, em uma área diferente, no segmento de Power Solutions da Danfoss, agora nos Estados Unidos”. Relata Fernando, que atualmente lidera a maior conta da divisão da empresa em Mineápolis, onde mora com a família desde 2023.
A Danfoss historicamente desenvolve muitos talentos no Brasil. De acordo com Simone, nos últimos três anos, a multinacional exportou do Brasil e da América Latina mais de 50 profissionais para outras regiões, o que segundo a executiva, é um número expressivo.








