21 C
Guarulhos
segunda-feira, fevereiro 16, 2026

Tecnologia sim, e propósito também!

spot_img
spot_img

Os avanços tecnológicos ao longo dos últimos anos e a velocidade com que acontecem, muitas vezes, impressionam e chegam até mesmo a assustar – especialmente aos que não os acompanham essas mudanças tão de perto.

Robótica, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, entre tantas outras novidades, chegam com força e com o poder de impactar em pouco tempo a sociedade em diversos âmbitos, exigindo assim uma rápida adaptação e entendimento do que se trata e de como funciona.

Diante de tantas possibilidades que estas ferramentas trazem, em diversas direções, o questionamento sobre quais as melhores formas e abordagens de utilização das mesmas se faz cada vez mais presente.

Na verdade, o caminho para se encontrar as melhores maneiras de utilizar as ferramentas passa justamente pela compreensão de que são “apenas” ferramentas. Obviamente, são ferramentas muitas vezes inovadoras, poderosas e com potencial de alcance gigantesco, no entanto, ainda são ferramentas.

A questão central é como cada ferramenta com todo o seu potencial e característica pode contribuir em um determinado projeto ou como pode facilitar determinado processo de ensino-aprendizagem.

Não se trata de simplesmente explicar como funciona uma impressora 3D, por exemplo, mas sim de mostrar como a impressora pode ser um meio para quem a utilizar de explorar a sua criatividade e construir peças de alta qualidade para diversos tipos de utilização.

Da mesma forma, não é sobre ensinar apenas os tipos de IA e suas características, mas é também, e principalmente, sobre mostrar como a IA pode otimizar tempo e qualificar projetos diversos.

As ferramentas tecnológicas, portanto, tem suas características bem definidas, no entanto, apenas se tornam realmente relevantes – e até mesmo saudáveis em alguns casos – quando pensamos e definimos o propósito que desejamos com a utilização das mesmas.

Nesse sentido, podemos dizer que a tecnologia é extremamente importante, mas o propósito de utilização da mesma é fundamental!

Chrystopher Montenegro

Comunicólogo e especialista em Ciência, Tecnologia e Inovação

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas