A futura Linha 19-Celeste do Metrô de São Paulo vai conectar o centro da capital paulista ao município de Guarulhos em cerca de 35 minutos. Com 17,6 km de extensão e 15 estações, o projeto promete transformar a mobilidade na região, atendendo a uma demanda estimada de 630 mil passageiros por dia.
Segundo o gerente de Projetos do Metrô de São Paulo, Carlos Paixão, a obra é histórica: “É a primeira linha do Metrô de São Paulo que sai do município e chega a Guarulhos”, disse em participação no SP em 3, 2, 1, programa da Agência SP.
Principais estações e integração
A Linha 19 ligará o Vale do Anhangabaú até o Bosque Maia, em Guarulhos, passando por bairros estratégicos. Estações como São Bento e Anhangabaú farão integração direta com as Linhas 1-Azul e 3-Vermelha, enquanto o Pari fará conexão futura com as Linhas 11-Coral e 13-Jade da CPTM. Também está prevista a integração com a Linha 2-Verde na Estação Dutra.
“O projeto foi concebido para permitir integrações em área paga, dentro das próprias estações, como já ocorre em outros pontos do Metrô”, explicou Paixão.
Benefícios para a população
O trajeto deve reduzir em até uma hora por dia o tempo de deslocamento de quem vive em Guarulhos e trabalha no centro de São Paulo. “É uma linha pendular, com grande fluxo em direção ao centro pela manhã e no sentido oposto à tarde”, disse o gerente.








