A Sabesp está conduzindo uma das maiores modernizações tecnológicas já realizadas por uma empresa de saneamento no mundo, impulsionada por um plano de investimentos de R$ 70 bilhões até 2029. O conjunto de inovações inclui a instalação de hidrômetros inteligentes com tecnologia IoT, inteligência artificial aplicada à fiscalização de obras e à detecção de vazamentos, soluções inéditas de atendimento digital, impressoras 3D para fabricação de peças, sistemas de ultrafiltração da água e um novo método sustentável de controle de odores em estações de esgoto.
Esse movimento faz parte de um processo estruturado de transformação digital que está redesenhando a operação da Companhia para torná-la mais eficiente, sustentável e preparada para antecipar a universalização do saneamento.
A adoção dessas tecnologias reforça o compromisso da Sabesp em modernizar toda a sua infraestrutura, elevar a eficiência operacional e acelerar a chegada da universalização em todos os 375 municípios atendidos.
“Na Sabesp, estamos colocando tecnologia, parcerias e inovação a serviço da operação, com planos de longo prazo que atacam as principais barreiras do setor. Estamos ampliando a análise de perdas, melhorando sistemas e usando a tecnologia para fortalecer a operação, sempre pensando no cliente, afirma Denis Maia, diretor-executivo de Clientes e Tecnologia da Sabesp.
Hidrômetros inteligentes: maior projeto de IoT aplicado ao saneamento no mundo
A Sabesp está implantando 4,4 milhões de hidrômetros inteligentes, no maior programa de Internet das Coisas (IoT) do setor de saneamento do planeta. A iniciativa, realizada em parceria com a Vivo, substituirá todos os medidores tradicionais por dispositivos que enviam informações de consumo automaticamente.








