Na manhã desta sexta-feira (5) a Prefeitura de Guarulhos entregou certificados de conclusão da primeira oficina de inclusão digital do Núcleo do Idoso para 26 pessoas com 60 anos ou mais. A entrega foi realiza pelo secretário de Desenvolvimento Social, Proteção e Defesa Civil, Henrique Rocha Menezes, acompanhado pela subsecretária de Política para o Idoso, Cristina Santana Gonçalves.
Para Henrique, a entrega de certificados é um motivo de muita alegria, pois esta é a primeira turma capacitada. O Núcleo do Idoso foi pensado bem antes de assumir a administração municipal e inspirado no modelo japonês: de pensar em políticas públicas também para que as pessoas 40+ e 50+ cheguem bem e com qualidade de vida aos 60+.
O gestor adiantou que há planos para expansão dos polos Ativação 60+ e de implantação de mais quatro Núcleos do Idoso no Presidente Dutra, Jardim Munhoz, Parque Continental e no Cocaia.
De acordo com a subsecretária, esta oficina foi a atividade mais procurada pelos idosos em razão deles terem necessidade de acompanhar os avanços tecnológicos e também por serem alvo de golpes envolvendo a aposentadoria e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), pela fragilidade de não terem conhecimento.
Com 30 horas, a oficina abordou diversos aplicativos (gov.br, Uber, de namoro etc), o uso do PIX, redes sociais, entre outros assuntos. As aulas ocorreram em dois locais: no Núcleo do Idoso (Cumbica) e na ACM Uirapuru (Parque Uirapuru). Além disso, a Subsecretaria promoveu encontros em 15 dos 46 polos Ativação 60+ atingindo 900 idosos com orientações sobre golpes pelo celular.
Aos 76 anos, a aposentada do setor de limpeza, Maria Cardoso Tiba, aprovou a inciativa e revelou ter valido muito a pena fazer a oficina, pois agora não depende de ninguém e nem precisa incomodar filhos e vizinhos para fazer um pagamento por PIX. Ela destacou ainda que saber usar a internet e aplicativos é muito necessário porque a vida das pessoas agora é sem papel, tudo digital.
Novas turmas de oficina de inclusão digital estão previstas para iniciar em meados de janeiro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2085-5634 e 2085-5625.








