Guarulhos realizou no sábado (6) a Virada Inclusiva Guarulhos 2025 “Presença, Voz e Pertencimento”, no Salão de Artes do Adamastor, reunindo muitas público famílias com crianças que passaram pelo espaço ao longo da programação, que incluiu arte, apresentações e atividades lúdicas. A ação da Subsecretaria de Acessibilidade, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, fez parte oficialmente da programação estadual.
A abertura foi feita pela Banda do Silêncio, composta por alunos do Conservatório Municipal de Artes de Guarulhos com e sem deficiência (visual, autismo, Síndrome de Down), que criou uma ambientação acolhedora e acessível.
Em seguida, artistas da cidade participaram do Sarau Aberto da Virada, apresentando músicas, poemas, performances e intervenções. O poeta Diego Barreto, que é cego, se destacou declamando poemas autorais que emocionaram o público.
Esta edição do evento, segundo a subsecretária Mayara Maia, reforçou o compromisso municipal com políticas de inclusão e fortalecimento da convivência entre pessoas com e sem deficiência. E que ampliam a participação social e o protagonismo das pessoas com deficiência. A Subsecretaria segue ampliando ações de acessibilidade e inclusão ao longo de todo o ano, fortalecendo uma cidade que reconhece, respeita e celebra sua inclusão.
O evento integrou oficialmente a programação promovida pela Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que mobiliza municípios em todo o Estado em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Exposições de Arte e atividades lúdicas
As pessoas que passaram pelo local puderam conferir durante todo o dia a mostra Cadeirart, produzida por pessoas com deficiência. O artista Diego Salviano também expôs suas pinturas e poemas sobre identidade, cotidiano e inclusão.
Já a atividade “Vem Brincar Também!”, realizada pela Associação Ritmos do Coração, deu ainda mais movimento ao evento. A ação estimulou integração, ludicidade e participação das crianças, reforçando o caráter inclusivo e comunitário da Virada.
Ponto Alto também foi a presença do Papai Noel que trouxe alegria ao público infantil. O bom velhinho distribuiu doces às crianças, possibilitando um momento de afeto e de celebração. Foram entregues cerca de 200 sacolas de doces.
Durante o evento também foram distribuídos livros gratuitamente, como forma de incentivar a leitura e o acesso à cultura. A Virada Inclusiva integrou a Semana Municipal dos Direitos Humanos, que contou também com atividades do Clube do Livro, realizadas na última quarta-feira (3) na Biblioteca Monteiro Lobato.








