O Governo de São Paulo empossou 524 novos delegados de polícia nesta sexta-feira (19), durante cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes. Com a nomeação, referente ao edital de 2023, o estado passa a contar com cerca de 4,5 mil policiais em formação. Os novos delegados iniciarão o curso de formação na Academia de Polícia Doutor Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), com duração média de seis meses e meio. Ao todo, serão formadas 16 turmas, compostas por 299 homens e 225 mulheres.
“Quando os novos profissionais chegarem às delegacias dos mais diversos pontos do Estado, passarão a ser referência para cidadãos que buscam soluções para seus problemas. Ninguém que é vítima de um crime quer outra coisa senão justiça e a ação do Estado. Que os novos delegados possam fazer a diferença para amparar nosso cidadão e promover a justiça. Todos estão prontos para isso, já que venceram a etapa mais difícil e vencerão outras que virão pela frente”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Durante o curso, os alunos participarão de atividades práticas, como armamento e tiro, conduta policial, defesa pessoal, exercício de polícia judiciária e gerenciamento de crises. Também serão ministradas disciplinas teóricas, entre elas inquérito policial, direitos humanos, inteligência policial, técnicas de entrevista investigativa, direito administrativo disciplinar, gestão de pessoas, gestão do patrimônio e atendimento ao público, entre outras áreas correlatas.
“A posse representa um avanço concreto no fortalecimento da Polícia Civil e na capacidade investigativa do estado. Estamos investindo em gente qualificada, preparada técnica e operacionalmente para enfrentar o crime organizado, conduzir investigações complexas e garantir respostas mais rápidas e eficientes à população”, disse o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves.








