Somente o Hub de Cuidados criado pelo Governo de São Paulo superou, em menos de três anos, mais de 30 mil encaminhamentos para tratamento. Desde 2023, a administração estadual entregou 13 complexos com 52 Casas Terapêuticas e dez unidades do Espaço Prevenir na Grande São Paulo e no interior, totalizando mais de 42,2 mil atendimentos nos três serviços.

Esse conjunto articulado de medidas foi decisivo para desmobilizar as cenas abertas de uso e esvaziar, em definitivo, o fluxo que durante anos se deslocou entre as ruas Helvétia, Dino Bueno, Alameda Cleveland, Praça Princesa Isabel e Rua dos Protestantes; esta última foi totalmente desocupada em 10 de maio de 2025, simbolizando a extinção da Cracolândia. O resultado foi alcançado graças à ação conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura, reunindo segurança, saúde, assistência social, zeladoria urbana e desenvolvimento econômico.
“Enfrentamos um desafio que muitos consideravam impossível. Graças à coragem política e à ação integrada entre Estado e Prefeitura, conseguimos encerrar a cena aberta de uso conhecida como ‘Cracolândia’, um problema que perdurou por 30 anos, e transformar vidas”, disse o vice-governador Felicio Ramuth, que liderou as ações do Estado a respeito das cenas abertas de uso “Milhares de dependentes químicos receberam atendimento humanizado, com acompanhamento em saúde e assistência social, e conseguimos desarticular o ecossistema do crime. O fim da ‘Cracolândia’ é a prova de que é possível unir segurança e cuidado com quem mais precisa, garantindo cidadania, dignidade e esperança de um futuro melhor.”









