29.5 C
Guarulhos
terça-feira, janeiro 13, 2026

Prefeitura de Guarulhos combate a dengue em 56 locais da cidade

spot_img
spot_img

Ao longo da semana de 5 a 10 de janeiro, a Prefeitura de Guarulhos realizou uma série de ações estratégicas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, em 56 locais da cidade. As atividades, realizadas rotineiramente pelas equipes de agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), incluíram bloqueio, vistorias em pontos estratégicos, Avaliação de Densidade Larvária (ADL) e atendimento a denúncias.

Na segunda-feira (5), as ações de bloqueio, que envolvem avaliação de recipientes, remoção mecânica de criadouros e orientação aos moradores, foram concentradas na Vila Sítio dos Morros, Jardim Jovaia, Cocaia, Parque das Nações, Jardim Rodolfo, Vila Barros e Jardim Santa Paula. Pontos estratégicos foram verificados no Jardim Triunfo e o atendimento a denúncias de focos de dengue ocorreu no Jardim Santa Mena e no Jardim Bananal. 

Na terça-feira (6), as equipes atuaram com bloqueios exclusivamente no Jardim Santa Paula. A ADL, levantamento que permite identificar a presença de larvas do mosquito e direcionar as ações de controle, foi realizada no Jardim Rosana e Jardim Tranquilidade. Já as vistorias em pontos estratégicos ocorreram na Vila Galvão, Vila Renata, Jardim do Papai, Parque Primavera, Jardim Paraíso, Recreio São Jorge, Vila Paraíso e Jardim Presidente Dutra, enquanto o atendimento a denúncias contemplou a Vila Izabel e o Jardim São João.

Na quarta-feira (7), o trabalho de bloqueio foi efetuado no Jardim Uirapuru, Parque das Nações e Água Chata. Já a ADL ocorreu no Gopoúva, Jardim Maia, Ponte Grande, Jardim Vila Galvão, Cidade Soberana e Jardim São João. Em paralelo, as vistorias em pontos estratégicos avançaram pela Água Chata, Cidade Aracília, Jardim Piratininga, Vila Izildinha, Vila Nova Bonsucesso e Jardim Ponte Alta. O atendimento a denúncias priorizou a Cidade Jardim Cumbica e o Jardim São João.

Na quinta-feira (8), as ações de bloqueio incluíram o Jardim Santa Paula, Parque Continental II, Ponte Grande e Jardim Ponte Alta. A ADL englobou os bairros Jardim Palmira, Vila Rosália, Cidade Jardim Cumbica e Jardim São João. As equipes também verificaram pontos estratégicos na Vila Augusta, Centro, Macedo, Vila Fátima, Jardim Ipanema, Jardim São Geraldo, Taboão, Cidade Industrial Satélite, Vila Nova Cumbica, Jardim Ottawa, Parque Residencial Bambi, Jardim São João e Parque Santos Dumont. As denúncias foram apuradas no Jardim Guilhermino e Jardim Bananal.

Na sexta-feira (9), o cronograma priorizou ações de bloqueio na Vila Rio de Janeiro e Jardim Ponte Alta. A ADL foi realizada nos bairros Vila Rosália, Gopoúva e Ponte Grande e a fiscalização de pontos estratégicos no Jardim Adriana, Vila Galvão, Jardim Nova Cidade e Jardim Imperial. As denúncias foram atendidas no Jardim Presidente Dutra, Jardim Bananal, Cabuçu e Taboão.

No sábado (10), foram executadas ações pontuais de bloqueio no Parque Santo Antônio e Vila Augusta, enquanto pontos estratégicos passaram por avaliação no Jardim São Geraldo, Taboão, Jardim Nova Cidade e Parque Residencial Bambi.

As ações realizadas pelo CCZ contribuem diretamente para a redução de criadouros do mosquito e para a proteção da saúde da população, especialmente neste período de maior risco de transmissão, caracterizado pela combinação de altas temperaturas e chuvas.

A Prefeitura reforça que a participação da população é fundamental no enfrentamento à dengue e orienta a adoção de medidas simples e contínuas de prevenção, como a eliminação de recipientes no quintal que acumulam água, o recebimento dos agentes de combate às endemias e a manutenção da vacinação em dia.

Atualmente, a cidade registra dois casos confirmados de dengue desde o dia 4 de janeiro.

spot_img

Em alta

spot_img
spot_img

Notícias relacionadas